Formações gratuitas fomentam o ecossistema de tecnologia em Sergipe

Redação, 24 de Novembro , 2023

Em um mundo cada vez mais digital e conectado, principalmente com o avanço das ferramentas de Inteligência Artificial (IA), nota-se uma crescente demanda por profissionais qualificados em tecnologia. De acordo com um estudo conduzido pelo Google for Startups, o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais da área até 2025. Em relatório divulgado este ano, em colaboração com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), a empresa destaca que, anualmente, entre 2021 e 2025, aproximadamente 53 mil profissionais concluirão sua formação. Contudo, a demanda por novos talentos durante esse período atingirá a marca de 800 mil, conforme estimado pela Brasscom, associação que representa as empresas do setor tecnológico.

Atento a essa demanda, o Centro Universitário Estácio de Sergipe promoveu, durante o mês, diversas formações na área de tecnologia, todas gratuitas e abertas ao público geral. Foram realizados quatro cursos, que contemplaram desde níveis mais básicos, como informática básica e iniciação à programação com Python e HTML; até tópicos mais avançados, como desenvolvimento com Kotlin e um treinamento voltado ao framework FastAPI.

De acordo com Elisrenan Barbosa, coordenador dos cursos de tecnologia da Estácio Sergipe, a participação de alunos internos da instituição e do público externo demonstra o impacto positivo que o NID (Núcleo de Inclusão Digital da instituição) exerce na comunidade. “Esses treinamentos contribuíram para a missão do NID de estimular o crescimento e o conhecimento em tecnologia, beneficiando tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade externa. Esperamos que essas atividades fortaleçam ainda mais a presença do NID na comunidade”, destaca o professor.

No total, as formações contaram com mais de 40 horas de conteúdo e capacitaram cerca de 150 pessoas, estimulando-as a dar continuidade à sua jornada de aprendizado na área da tecnologia e fomentando a qualificação da mão de obra local. Além deste impacto positivo, os treinamentos ainda arrecadaram alimentos, totalizando mais de 200 kg angariados para posterior doação a instituições de caridade.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc