Polêmica em Fortaleza: usina de dessalinização pode afetar internet do Brasil, alertam empresas de telecomunicações

Redação, 26 de Novembro , 2023 - Atualizado em 26 de Novembro, 2023



Foto: ilustrativa

 

A construção de uma usina de dessalinização de água na Praia do Futuro, em Fortaleza, tem gerado uma polêmica envolvendo empresas de telecomunicações e preocupações sobre o possível impacto na conectividade da internet no Brasil. O vice-presidente institucional da Claro, Fábio Andrade, lidera uma reação contra o projeto, argumentando que a instalação dos dutos na região poderá causar vibrações na água, o que poderia levar ao rompimento dos cabos submarinos de fibra óptica que conectam o país ao restante do mundo.

Assim como várias outras empresas de telecomunicações, o executivo defende que o projeto representa uma ameaça à integridade dos cabos submarinos, essenciais para a conectividade da internet brasileira com outros países. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também entrou no debate, exigindo que os dutos da usina sejam instalados a uma distância mínima de 500 metros dos cabos submarinos, em contraste com os cinco metros estabelecidos no projeto original. Esta controvérsia destaca a delicada balança entre o desenvolvimento de infraestrutura e a proteção dos componentes críticos da comunicação do país.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc