Advogadas sergipanas são coautoras da obra “Empreendedoras da Lei Europa"

Redação, 27 de Novembro , 2023

Será lançada nesta terça-feira, 28, na biblioteca do Senado Federal, em Brasília, a obra coletiva “Empreendedoras da Lei Europa”. O coletivo de mulheres é uma produção da Editora GB – Gabriela Barreto Editora, e conta com a participação de mulheres conhecidas por sua expressão jurídica em todo o país, como advogadas, juízas, professoras e pesquisadoras, dentre elas as sergipanas Tatiane Carmo, Raquel Tavares, Telma Machado, Danila Leite e Marcela Silva.

A obra foi lançada em setembro na Europa, no Instituto ISAL (Ilha da Madeira) e na Universidade Pública de Lisboa (Portugal); nas visitações oficiais aos governos; na Embaixada Brasileira em Berlin (Alemanha), na Embaixada Brasileira em Madrid (Espanha) e em Tallin (Estônia). No Brasil, foi também lançada na modalidade virtual em São Paulo pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

No segundo lançamento oficial no Brasil, na capital federal, o evento será presencial e conta com o apoio incondicional do Senador Laércio Oliveira (Progressistas), isto porque as advogadas Tatiane Carmo e Raquel Tavares, coautoras da obra, são correligionárias e participam ativamente da política partidária no Estado de Sergipe.

A obra coletiva, formada exclusivamente por mulheres da área jurídica, visa promover o incentivo e o fomento a uma maior participação e à valorização da produção científica de mulheres da área jurídica, promovendo, assim, a representatividade feminina, em compensação aos anos a fio de não oportunidade e discriminação na sociedade em que mulheres eram somente vistas em papéis subalternos e sem grande projeção no campo científico.

O livro ressalta a capilaridade do conhecimento técnico-científico e da produção intelectual de mulheres de todo o Brasil, com um enfoque ao direito interligado às novas tecnologias e inovações.

A mulher na política

O capítulo da advogada Tatiane Carmo trata da importância da participação da mulher na política, visto que no cenário nacional ainda é inexpressiva a participação feminina. Porém, a advogada conta em seu texto a sua luta e trajetória, visando incentivar outras mulheres a buscar os lugares de decisão e poder no cenário político-jurídico.

“É preciso derrubar as barreiras do machismo estrutural e institucional tão arraigado na nossa sociedade. Para tanto, para transpor essas barreiras, é necessário uma mudança de cultura e de mentalidade com o apoio inicial dos partidos políticos”, disse.

Crime transnacional

Já o texto científico da advogada Raquel Tavares aborda o tema do crime transnacional do tráfico interno e internacional de seres humanos, um crime muito antigo que encontra suas raízes em causas sociais como as vulnerabilidades econômicas de mulheres e meninas, vítimas comuns do tráfico.

“O artigo sugere a cooperação das forças somadas do Estado e da sociedade, bem como da cooperação internacional articulada e do crescimento da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas com o fim de desmotivar os agentes opressores da rede do crime organizado”, disse a advogada.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc