Saiba mais sobre o curso de Pedagogia e as possibilidades de atuação

Redação, 27 de Novembro , 2023

O curso de pedagogia está entre os mais procurados pelos candidatos, perdendo apenas para Direito e Administração. A profissão conta com uma valorização crescente, usufruindo de demanda significativa no país. 

Licenciatura ou Bacharelado? 

Muitas pessoas pensam que para cursar Pedagogia você precisa necessariamente desejar atuar nas salas de aula. No entanto, isso é um mito. Se você pretende atuar como professor(a) nos processos de ensino, bem como de aprendizagem e de alfabetização, a alternativa realmente é a licenciatura. Mas, se você se interessa pela área da Pedagogia, mas não planeja lecionar, o bacharelado é uma excelente alternativa. 

Mercado 

Por ser uma profissão essencial para o desenvolvimento de indivíduos na sociedade, o mercado de trabalho para a Pedagogia sempre vai estar em alta. Além do mais, desde a década de 1990, a educação de base tem sido cada vez mais prioritária para o Ministério da Educação, dessa maneira, o que não faltarão são oportunidades no mercado de trabalho para um pedagogo, pois há sempre uma grande demanda por profissionais aptos para exercer as suas funções na rede básica de ensino, seja de caráter privado ou público.

De acordo com a coordenadora operacional do curso de Pedagogia, Guadalupe de Moraes, as perspectivas para o mercado voltado para o estudante de Pedagogia são boas, a área conta com uma demanda grande de estágios, onde a oferta de vagas nas empresas tem sido maior do que a procura.

Outro ponto importante sobre o mercado, é o campo diversificado de atuação para o estudante de pedagogia. De acordo com a coordenadora coordenadora operacional do curso de Pedagogia, Guadalupe de Moraes, ela não se limita apenas ao ensino infantil e a sala de aula. “Temos um leque bem maior na formação em Pedagogia, que perpassa os ambientes hospitalares, a pedagogia social, entre outras áreas. É importante ficar claro, que a Pedagogia não é só sala de aula, ela passa pela gestão, vai para as empresas, o pedagogo compõe equipe junto com profissionais de outras áreas”, ressaltou.

Na área hospitalar, por exemplo, o pedagogo tem papel importante auxiliando na recuperação das crianças e adolescentes. Segundo a coordenadora, essa é uma área com muitas oportunidades. “Nesse segmento ainda tem muito campo para a gente inserir nossos profissionais. A pedagogia é um curso que a cada ano percebo uma procura maior e isso é um reflexo do mercado, pois sempre tem concurso,estágio, sempre tem campo para que os profissionais possam atua”, refletiu.

Atuação

Além das escolas, o profissional formado em pedagogia pode atuar em instituições de saúde, empresas, na elaboração de materiais didáticos, na educação especial e na parte de gestão de instituições de ensino. São vários segmentos que possibilitam o pedagogo atuar em frentes distintas, mas sempre em prol da educação. Para conseguir ampliar as áreas de atuação, fazer especializações e pós-graduação é essencial. 

O curso

A Universidade Tiradentes (Unit) oferece o curso de Licenciatura em Pedagogia EAD, com duração de 8 semestres. O foco da licenciatura é na habilitação do estudante para que ele entenda importantes conceitos e melhores práticas no campo da didática, permitindo que essa pessoa não só entenda o que é educação, mas também esteja capacitada para atuar ativamente na alfabetização de crianças e na educação de jovens e adultos. Clique aqui e saiba mais! 

Ascom Unit 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc