Simpósio comemorativo dos 50 anos da Saese reúne médicos e estudantes

Redação, 29 de Novembro , 2023

Um dia de imersão sobre anestesia em diversas situações e ainda trazendo para o debate a importância do autocuidado. Assim foi o Simpósio de Anestesiologia, promovido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese), em comemoração aos 50 anos de fundação da entidade. O evento reuniu médicos e estudantes no sábado, 25, no Quality Hotel.

O presidente da Saese, Fabricio Dias Antunes, aproveitou o momento da abertura do evento para divulgar a realização das I Jona e XXI Jalagipe, e o lançamento do livro “A Construção da Anestesiologia em Sergipe - Saese 50 Anos - Coopanest-SE 35 anos”.

“O lançamento do livro, que traz uma retrospectiva das duas entidades, através de seus ex-presidentes, acontecerá às 19h do dia 1º de dezembro, no Memorial de Sergipe. E nós recebemos a missão de realizar a I Jornada Nordeste de Anestesiologia, que acontecerá em março de 2024, em paralelo com a XXI Jornada de Anestesiologia de Alagoas e Sergipe”, enfatizou, complementando que, junto com o simpósio, os eventos complementam as comemorações de aniversário de 50 anos da Saese e 35 anos da Coopanest-SE.

"Nós construímos a Saese durante esses anos e não foi por acaso. O processo foi difícil e árduo, chegamos até aqui e precisamos comemorar. Então, essas cinco décadas estiveram representadas no simpósio, onde tivemos brilhantes pessoas do Estado dando aula, e contamos inclusive com aulas ministradas pela presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, ngela Tardelli, prestigiando o evento", destacou Dr. Fabricio, ressaltando a presença de mais dois presidentes da SBA no simpósio: Dr. Augusto Takaschima e Dr. Marcos Albuquerque, que já foi inclusive presidente da Saese e Coopanest-SE.

“A nossa sociedade começou há 50 anos, com oito a dez anestesiologistas e 15 anos depois, o visionário anestesiologista Antônio Roberto criou com os demais colegas a Coopanest-SE, fortalecendo a nossa categoria no estado. A Saese se tornou bem mais forte após a criação da cooperativa. Temos um núcleo unido que trabalha em prol do conhecimento, visando a segurança dos pacientes”, relatou Dr. José Roberto Mellara, tesoureiro da Saese e da Coopanest-SE

Um dos palestrantes do evento, foi o vice-presidente da Saese, Lucas Winne Cabral, que abordou sobre como fazer uma analgesia melhor no pós-operatório de uma cirurgia de mama. "Minha palestra teve o objetivo de acender uma luz no final do túnel para pacientes oncológicas, e proporcionar conforto para as pacientes que sofrem tanto. Isso tem sido possível graças à evolução da anestesia”, enfatizou Dr. Lucas, destacando a importância do simpósio como meio de proporcionar discussões atualizadas da anestesiologia, para médicos e estudantes. "Para alguns essa é a única forma de atualização de conhecimento, sobre o que há de novidade, de debates recentes na área", enfatizou.

O conteúdo do evento foi dividido em seis temáticas e 17 temas, com o objetivo de trazer as novidades em todas as áreas de atuação da anestesia, e um momento específico voltado para a pessoa do anestesiologista, com o propósito de mostrar a importância do autocuidado.


Saese cuidando de você

O autocuidado tem sido um assunto bastante debatido entre a categoria, em todo o país e dentro do simpósio, foi lançado o “Projeto Saese cuidando de você”, com palestra da psicóloga Carolina Mendonça, que trouxe para reflexão de todos, a importância do “Autocuidado e saúde emocional”.

“O conceito de saúde mental é muito relativo, mas se eu prezo pelo meu bem-estar emocional e pelo meu equilíbrio emocional, eu estou cuidando da minha saúde mental. E a saúde social que é esse poder que temos que nos relacionarmos, afinal não nascemos para viver sozinhos, ainda que gostemos dos momentos de solitude. Mas saber que tem alguém do outro lado da porta, nos dá um pouco de conforto porque não nascemos para estarmos sozinhos. E esse equilíbrio, esse saber se relacionar faz parte do social, que nos auxilia na busca da saúde mental, da saúde física e do autocuidado. Para isso, é preciso, antes de tudo conhecer a si mesmo, ter uma rotina, fazer atividades físicas e alimentar-se adequadamente, fazer coisas prazerosas, ir ao médico regularmente, controlar o estresse fazendo terapia, permitir-se relaxar e não fazer nada, se desconectar”, destacou a palestrante.

Nessa linha, enfatizando o cuidado que o anestesiologista precisa ter com a vida dele, o evento contou ainda com a palestra “As nossas habilidades e competências, associadas a valores e comportamentos fazem a diferença”, tema explorado pelo anestesiologista Marcos Albuquerque, que tem formação em psicologia positiva, bem-estar e autorrealização.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc