Banese e Instituto Banese são premiados por apoio ao turismo em Aracaju

Redação, 30 de Novembro , 2023

O Banese e o Instituto Banese (IB) foram duas das várias instituições e personalidades agraciadas com o “Prêmio de Turismo de Aracaju”, pelo importante trabalho realizado em prol do desenvolvimento turístico da capital sergipana e de todo o Estado. A entrega da premiação aconteceu na noite de terça-feira, 28, no Centro de Convenções AM Malls, durante a abertura do I Encontro Nacional de Turismo, que acontece em Aracaju até esta quinta-feira, 30. 

Em nome do Banese, receberam as honrarias o presidente e o diretor de Crédito e Serviços da instituição, Marco Queiroz e Wesley Cabral. Como representante do IB, recebeu a premiação o diretor-superintendente do órgão, Ézio Déda. A iniciativa, assim como o Encontro, foi promovida pela Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal do Turismo (Setur). 

Entre as ações de fomento ao turismo local apoiadas pelo banco ao longo de 2023, estão eventos de negócios e de lazer com alcance nacional, como os festejos juninos, o Pré-Caju, o Sergipe Day (evento realizado em São Paulo para a captação de negócios na área de Petróleo e Gás), Expo Pesca & Aquicultura (Sergipe, Bahia e Alagoas), Expo Verão, Expo Ringo, e SEALBA Show, essas duas últimas voltadas para ao agronegócio e que atraem investidores de outros estados do Nordeste. 

“Esse reconhecimento não é apenas para a instituição Banese, mas também para todos os colaboradores e pessoas que contribuem, de forma aguerrida, para o crescimento e fortalecimento do banco dos sergipanos. Junto com os nossos clientes e parceiros, continuaremos levando Sergipe para os demais estados brasileiros e para todo o mundo”, destacou o presidente do banco, Marco Queiroz. 

Financiamento para o turismo 

O Banese também oferta, em parceria com o Ministério do Turismo, o Fungetur, uma linha de crédito direcionada para financiamento de empreendimentos turísticos considerados de interesse ao desenvolvimento do turismo nacional, e de suporte financeiro às políticas públicas de fomento à atividade turística, desde que os solicitantes sejam instituições inscritas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). 

De 2020 até novembro de 2023, o banco liberou cerca de R$ 35 milhões através de 43 operações do Fungetur. Entre os projetos financiados estão obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma de aparelhos turísticos, bem como aquisição de máquinas e equipamentos, visando proporcionar competitividade, desenvolvimento do turismo, e geração de emprego e renda no setor. 

“Há 62 anos o Banese estimula o desenvolvimento do turismo no estado, pois sabemos da força e da importância econômica que o setor possui, afinal ele gera milhares de empregos através dos mais de 60 setores econômicos que estão diretamente ligados a ele. Por isso, estamos trabalhando para fomentar, ainda mais, essa importante cadeia de valor nos próximos anos”, afirmou o diretor de Crédito e Serviços da instituição, Wesley Cabral. 

Exaltação da cultura 

Já o Instituto Banese, entidade mantida pelo banco, pelo Banese Card e pela Banese Corretora de Seguros, tem colaborado para que a capital sergipana seja lembrada por turistas de todo o Brasil através da manutenção do Museu da Gente Sergipana, o primeiro museu multimídia interativo do Norte e Nordeste do país. Em 2023, a média de visitantes por mês do local foi de nove mil pessoas. 

Outro equipamento mantido pelo IB, que compõe o trade turístico aracajuano e é considerado um dos principais cartões postais da capital, é o Largo da Gente Sergipana, uma das mais relevantes homenagens à cultura popular do estado. O turismo local tem sido fomentado, ainda, por meio da realização do Projeto Arrudiar, que com visitas aos municípios sergipanos tem proporcionado experiências com valor histórico, cultural, educativo e turístico aos participantes. 

Um pedaço de Sergipe pelo Brasil 

Também este ano, as belezas de Aracaju e de outros municípios sergipanos foram apresentadas em feiras e eventos do turismo nacional de maneira encantadora, através da projeção do estande Sergipe. O espaço leva tradição, regionalismo, interatividade e sergipanidade para as diversas regiões do país. O estande é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com o IB, e já passou por Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Gramado (RS). 

O diretor-superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda, ressalta que além de projetar e manter equipamentos culturais e turísticos que se destacam em Sergipe, o IB realiza ações consideradas fundamentais para o desenvolvimento do turismo através da preservação e promoção do patrimônio cultural sergipano. 

“Atrair visitantes para o estado pelo valor histórico, artístico e cultural que a nossa terra possui, promovendo intercâmbios culturais, é enriquecedor para o turista e um investimento promissor para Sergipe. E essa é uma visão que requer ações estratégicas comprometidas com a nossa identidade cultural”, avaliou Ézio Déda. 

Ascom Grupo Banese


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc