Vila do Natal Iluminado fomenta economia nos segmentos de hotéis, bares e restaurantes

Redação, 30 de Novembro , 2023

Às vésperas de a Vila do Natal Iluminado ser aberta ao público, na Orla da Atalaia, em Aracaju, os setores de bares, restaurantes e hotéis aguardam com grande expectativa a programação do evento natalino. Com a realização do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), a Vila do Natal Iluminado acontecerá de 2 de dezembro a 2 de janeiro de 2024, com uma programação que contempla uma vila temática natalina, apresentações artísticas e cultural, além de equipamentos de lazer e espaço para alimentação.

O empresário e presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), João Guilherme, falou sobre a expectativa dos profissionais da área para o crescimento das vendas neste período natalino com a instalação da Vila do Natal Iluminado. “Estamos vivendo um ano com grandes eventos na orla. Nesta gestão, em específico, o setor de eventos e de bares e restaurantes recebeu uma atenção especial, pois sofremos muito na época da pandemia. Nunca tivemos tradição em Natal e essa iniciativa é uma novidade muito boa, pois a orla é uma ferramenta turística que atrai muita gente”, observou. 

De acordo com João Guilherme, naturalmente em meados de dezembro há contratação temporária de funcionários, mas com a realização da Vila do Natal Iluminado o reforço em seu restaurante, localizado na orla, será antecipado. “Esse vai ser um evento grande, nos moldes do Arraiá do Povo e com uma programação vasta. Por isso, a gente espera que haja um fluxo maior que o normal”, disse. O presidente da Abrasel acrescentou que torce que o evento se perpetue e que entre no calendário festivo de Sergipe.

Lotação nos hotéis

Além de contribuir para a economia do estado, a Vila do Natal Iluminado deve proporcionar aquecimento no setor hoteleiro também. Quem destaca a expectativa de crescimento na presença de turistas no estado é o presidente da seccional de Sergipe da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), Antônio Carlos Franco Sobrinho.

“Era um pleito antigo do setor hoteleiro e do trade turístico que existisse algum atrativo natalino na orla, pois sempre a movimentação foi no Centro da cidade e no Parque da Sementeira”, disse, ao justificar que uma média de 80% dos hotéis filiados à ABIH estão localizados na Orla da Atalaia.

O presidente da ABIH destacou que a atual gestão tem priorizado o setor de turismo como um dos vetores importantes para o desenvolvimento econômico no estado, o que tem possibilitado a presença de representantes de Sergipe em diversas feiras de turismo. “Levamos para as grandes feiras de turismo estandes imponentes. Vai ter a Vila do Natal, o que a gente vê como uma iniciativa excelente para o nosso turismo e também para a ocupação hoteleira”, observou.

Diante de um cenário promissor para o turismo, o presidente da ABIH acrescentou que a expectativa para a realização e continuidade da Vila do Natal Iluminado é muito grande. “Está todo mundo muito otimista com o turismo. Como este vai ser o primeiro ano, acho que será a novidade, assim como aconteceu com o São João. Mas a tendência é de crescimento. A gente fazendo uma boa divulgação, com imagens, com toda a movimentação desse ano, temos tudo para ser um dos grandes destinos do Natal do Brasil. Porque assim a gente consegue criar um circuito: temos programação natalina no Parque da Sementeira, no Centro e agora, na Orla da Atalaia, trazendo mais um atrativo turístico”, ressaltou.

Lacuna preenchida

Antônio Carlos Sobrinho destacou que a realização do Natal Iluminado irá preencher uma lacuna que existia na área da orla. “O maior cartão-postal do estado não tinha atrativo nenhum nessa época. Os turistas hospedados na região precisavam se deslocar para o Centro para ter um atrativo natalino. Agora, os turistas poderão atravessar a rua e ter opção de entretenimento”, afirmou.

Destacando a localização geográfica de Sergipe, o presidente da ABIH acrescentou que o grande diferencial do evento natalino é ser realizado na beira da praia, possibilitando um roteiro diversificado para quem visita a capital do estado. “É importantíssimo esse Natal na orla, porque os turistas vão poder conhecer o estado de uma nova maneira. O nosso grande diferencial será um Natal na beira da praia, onde o turista vai poder aproveitar pelo dia no litoral e à noite, a estrutura montada na Vila do Natal Iluminado”, destacou.

Para Antônio Carlos, para o resultado ser bom, é necessário que haja um trabalho de sinergia entre Governo do Estado, prefeituras, ABIH e Abrasel, por exemplo. “Quando o turista se hospeda em um hotel, ele não vai gastar dinheiro somente lá. Ele vai agendar passeios, ir a bares e restaurantes, fazer compras. E, no final, todo mundo é beneficiado. O turismo traz resultados rápidos, atrai dinheiro para o local, emprega”, opinou.

Planejamento

Algumas das ferramentas fundamentais do turismo são o planejamento e a continuidade. “Quando o evento é divulgado com antecedência, nós que fazemos turismo conseguimos ter tempo de divulgar e marcar presença em grandes feiras de turismo”, afirmou Antônio Carlos Sobrinho.

Outro ponto citado por ele é que eventos desse porte proporcionam também um significativo aumento de emprego e renda no estado. Os hotéis contratam mais pessoas para suprir a demanda da alta estação. “E possivelmente se a pessoa desempenhar um bom papel na função poderá ser efetivada”, salientou.

Vila do Natal Iluminado

Em uma parceria entre Governo de Sergipe e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), com apoio da Energisa, a Orla da Atalaia recebe pela primeira vez a Vila do Natal Iluminado. A programação envolve apresentações de mais de 60 artistas e grupos sergipanos, com o objetivo de proporcionar a sergipanos e turistas a experiência inédita de um período natalino em um dos principais cartões-postais do estado.

Com ambientação temática, a vila conta com roda gigante, pista de patinação no gelo, casa do Papai Noel, trenzinho, igreja cenográfica, presépio, árvore de Natal de LED e espaço instagramável. A estrutura também integra espaço de alimentação com bares e lanchonetes, economia solidária e comercialização de artesanato.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc