Governador assina ordem de serviço para construção da nova sede do Corpo de Bombeiros em Itabaiana

A assinatura aconteceu durante a solenidade de entrega da reforma e ampliação da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais e Abigeato

Redação, 01 de Dezembro , 2023 - Atualizado em 01 de Dezembro, 2023

O governador Fábio Mitidieri assinou na manhã desta quinta-feira (30) a ordem de serviço para a construção do novo quartel do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), localizado na cidade de Itabaiana.

O investimento é de quase R$ 3 milhões, oriundos de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), executado pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe em prol do CBMSE. A assinatura aconteceu durante a solenidade de entrega da reforma e ampliação da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais e Abigeato, localizada no Parque de Exposições João Cleófas, na Zona Norte de Aracaju.

A nova unidade do CBMSE será erguida em um terreno localizado no bairro Anísio Amâncio de Oliveira e terá uma área total construída de quase 1 mil m². O projeto é moderno e possui instalações que atendem às necessidades das equipes da corporação que atuam tanto no atendimento às ocorrências como em atividades administrativas. O prazo de execução da obra é de 300 (trezentos) dias, a partir da assinatura da ordem de serviço.

O governador Fábio Mitidieri destacou a importância da construção do novo quartel do CBMSE em Itabaiana. “É uma obra pela qual eu já lutava e desejava ver pronta quando era deputado federal atendendo a um pedido do deputado estadual Luciano Bispo, e agora como governador deveremos entregar essa obra para o Corpo de Bombeiros, para o povo de Itabaiana e de Sergipe”, afirmou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso ressaltou que a corporação já vem prestando um grande serviço à sociedade funcionando em prédios locados e que essa nova unidade vem para fortalecer a presença do Corpo de Bombeiros no município e na região, uma vez que nos possibilita o reforçar a capacidade operacional com novas viaturas e mais efetivo, além de melhorar os serviços de atendimento ao público que vai até o quartel.

“Assim, ganha a nossa tropa com a melhoria nas condições de trabalho e a sociedade ganha ao ter profissionais mais motivados e capazes de entregar um serviço ainda melhor quando forem acionados”, afirmou o comandante.

O Corpo de Bombeiros está presente em Itabaiana desde agosto de 2004, quando foi inaugurado o 3º GBM, responsável pelo atendimento a 21 municípios do Agreste e Sertão Sergipano, atuando em diversos tipos de ocorrências como combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento, dentre outros.

Os militares também são responsáveis por realizar vistorias e análises de projetos de segurança contra incêndio e pânico nas edificações e eventos da região. A unidade já funcionou em dois prédios diferentes que foram adaptados para receber os militares.

Características do novo quartel

A Edificação será erguida em um terreno de 1.129,16m² com área total construída de 963,53m² e compartimentada em 03 (três) ambientes, sendo uma área operacional contendo dormitórios (masculino e feminino), reserva técnicas de materiais e equipamentos, garagem para abrigo de cinco viaturas Viaturas (Auto-Bomba Tanque, Ambulância, Embarcação…), ambiente destinado para desinfecção e descontaminação, área destinada à  paramentação e desparamentação dos militares, sala de comunicação e gestão de operações.

O segundo ambiente é a área administrativa e de atendimento ao público, onde funcionarão o comando, o serviço de atividades técnicas, seção administrativa e sala de reunião, já no terceiro ambiente, chamado de área de apoio, serão instaladas a sala da descompressão/instrução, academia de musculação, arquivo, refeitório e sala para entretenimento. A obra está orçada em R$ 2.944.584,45 (Dois milhões, novecentos e noventa e quatro mil, quinhentos e oitenta e quatro reais e quarenta e cinco centavos).

A solenidade, que também teve a assinatura de outras três ordens de serviço para obras na área de segurança pública, contou ainda com a presença do vice-governador Zezinho Sobral, o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, o vice-prefeito de Itabaiana, Everton Carvalho, conhecido como Neném de Verso, o empresário Edson Passos, que doou o terreno para a construção do novo quartel, parlamentares, além de outras autoridades.


CBM/SE


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc