Pista de patinação no gelo é destaque na programação da Vila do Natal Iluminado

Redação, 03 de Dezembro , 2023


Foto: Arthuro Paganini

No período mais quente do ano, em meio ao calor de Aracaju, uma pista de patinação no gelo está à disposição da população em plena Praça de Eventos da Orla da Atalaia. A atração é uma das mais aguardadas da Vila do Natal Iluminado, programação que teve início neste sábado, 2. O evento, que prossegue até 2 de janeiro, é uma realização do Governo do Estado em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) e apoio da Energisa.

A pista estará disponível todos os dias, das 17h às 22h, e a segurança é uma das principais preocupações da organização no seu uso. Por isso, a utilização de equipamentos apropriados será obrigatória, assim como o uso de meias. Capacetes, cotoveleiras, joelheiras e luvas térmicas serão disponibilizados no espaço de acesso. “Para garantir a higienização, também serão distribuídas luvas e toucas descartáveis para serem colocados por baixo da luva de pano e do capacete”, detalha o gerente da pista de patinação, Iago Rossi.

Dentro da pista, uma equipe de patinadores estará disponível para conduzir os usuários. “Ao entrar, a pessoa faz uma volta de reconhecimento de mãos dadas com o patinador, que passa todas as instruções. Eles ensinam desde a forma correta de circular até as melhores posições em caso de queda e na hora de se levantar. Se houver alguma dúvida, é só levantar a mão que o patinador vai até você”, explica Iago.

A idade mínima para acessar a pista de patinação é de dois anos, e não há idade máxima. Crianças de dois a quatro anos podem utilizar a pista somente no carrinho, que é empurrado por um dos patinadores da equipe. De cinco anos em diante, calçando número 28, a criança deve patinar desacompanhada.

Uma das principais recomendações para os usuários é a de andar em círculos, para reduzir as possibilidades de choque e queda. Ainda assim, a qualquer intercorrência, uma equipe de bombeiros estará de plantão para o atendimento imediato.

Acesso

O acesso à pista de patinação será garantido por meio de ingressos que devem ser retirados no Centro J. Inácio, das 14h às 20h. O limite de retirada é de dois por pessoa (CPF), conforme disponibilidade, e o ingresso deverá ser utilizado na mesma data da retirada. “Na pista, o usuário apresenta o ingresso e faz a troca pelo crachá de controle. Por meio do número do crachá, o tempo de patinação é contabilizado”, descreve o gerente.

A retirada dos ingressos para a pista de patinação está associada a uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, que tem o Centro J. Inácio como ponto de coleta. Os alimentos arrecadados serão destinados a ações sociais, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc). A campanha inclui, ainda, o estímulo à doação de roupas e brinquedos, que devem ser deixados em um espaço reservado no balão do centro da vila.

Montagem

Na montagem da pista, o primeiro passo foi o nivelamento do chão com uma camada de areia. Também foi utilizado um apoio de madeira, seguido por camadas de isopor e lona. É colocada, então, a serpentina, por sobre a qual é aplicada uma mistura de água e glicol. É essa substância que, com as tubulações ligadas, faz com que a serpentina congele e se transforme na superfície de patinação.

No total, foram necessários cinco dias de montagem somente para a pista, que se localiza em um barracão próprio, com isolamento. Dois desses dias foram dedicados apenas ao resfriamento e solidificação. A pista, que tem cerca de 200 metros quadrados, tem capacidade para até 30 pessoas em circulação, simultaneamente.

A firma responsável pela montagem e operação da pista tem cinco anos de experiência no mercado em todo o Brasil. Atualmente, a empresa está com pistas montadas em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL) e Ribeirão Preto (SP), sendo esta última sua cidade-sede.

Vila do Natal Iluminado
Em uma parceria entre Governo de Sergipe e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), com apoio da Energisa, a Orla da Atalaia, em Aracaju, recebe pela primeira vez a Vila do Natal Iluminado. A programação envolve apresentações de mais de 60 artistas e grupos sergipanos, com o objetivo de proporcionar a sergipanos e turistas a experiência inédita de um período natalino em um dos principais cartões-postais do estado. 

Com ambientação temática, a vila conta com roda gigante, pista de patinação no gelo, casa do Papai Noel, trenzinho, igreja cenográfica, presépio, árvore de Natal de LED e espaço instagramável. A estrutura também integra espaço de alimentação com bares e lanchonetes, economia solidária e comercialização de artesanato.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc