Veja força militar da Guiana e da Venezuela

Redação, 04 de Dezembro , 2023 - Atualizado em 04 de Dezembro, 2023

 

 


A Força de Defesa da Guiana (FDG) conta com cerca de 3.000 militares ativos, divididos em Exército, Corpo Aéreo, Guarda Costeira e Milícia Popular da Guiana. O estoque limitado da FDG é composto principalmente de plataformas usadas de diversos fornecedores estrangeiros, incluindo Brasil, China, a antiga União Soviética, Reino Unido e EUA.

Já as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB), da Venezuela, contam atualmente com 123.000 militares da ativa, sem contar a Guarda Nacional e as Milícias. O inventário da FANB é principalmente de origem chinesa e russa, com um mix menor de equipamentos de países ocidentais.

A diferença entre os orçamentos militares dos dois países é gritante. Os gastos militares da Guiana são pouco menores que 90 milhões de dólares anuais. Os venezuelanos gastam o equivalente a U$4,8 bilhões.

Em caso de conflito armado, a Venezuela teria uma vantagem esmagadora sobre a Guiana. A Venezuela tem um exército muito maior, com equipamentos mais modernos e sofisticados. A Guiana também tem uma desvantagem geográfica. Grande parte da fronteira entre os dois países é atravessada por densas florestas tropicais, que dificultariam a movimentação de tropas e equipamentos militares.

No entanto, é importante notar que a perspectiva de um conflito armado entre Venezuela e Guiana é relativamente baixa. A Corte Internacional de Justiça já decidiu que a Venezuela não tem direito a anexar a região de Essequibo, e a maioria dos países da região não apoiaria uma ação militar venezuelana.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc