Jacob Barata, o 'Rei dos Ônibus', morre aos 91 anos no Rio de Janeiro

Redação, 27 de Dezembro , 2023 - Atualizado em 27 de Dezembro, 2023

 

O empresário Jacob Barata, conhecido como o "Rei dos Ônibus", morreu nesta quarta-feira (27) no Rio de Janeiro. Ele estava internado no hospital Copa Star, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. A família não autorizou o hospital a divulgar detalhes sobre a morte. Jacob tinha 91 anos.

 

Foto: divulgação  

Barata era um dos fundadores do Grupo Guanabara, um dos maiores conglomerados de empresas de ônibus do país, que conta com mais de 30 empresas, principalmente na região metropolitana do Rio de Janeiro. Um banco e concessionárias de veículos comerciais Mercedes Benz também fazem parte do grupo fundado em 1968 e que tem mais de 8 mil funcionários.

Barata era natural de Belém, no Pará, e iniciou sua carreira no setor de transporte público em 1960. Ele construiu um império no setor, tornando-se um dos homens mais ricos do Brasil.

O empresário também foi alvo de investigações por corrupção. Em 2020, ele foi condenado pela Justiça Federal no Rio de Janeiro a mais de 28 anos de prisão por pagar propina a políticos para obter vantagens no valor das tarifas e outras benesses. No entanto, a condenação foi anulada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região e remetida para a Justiça estadual.

A morte de Jacob Barata é um marco na história do transporte público do Brasil. Ele foi um dos principais protagonistas do setor nas últimas décadas e sua influência será sentida por muito tempo.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?