Prazo para sacar abono salarial 2023 termina nesta quinta-feira (28)

Redação, 27 de Dezembro , 2023 - Atualizado em 27 de Dezembro, 2023

 

Foto: ilustrativa

Abono salarial é um benefício anual concedido a trabalhadores e servidores que atendem aos requisitos do programa. Ele tem o valor máximo de um salário-mínimo e é pago conforme calendário definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT).

Para consultar se você tem direito ao benefício, siga o passo a passo abaixo:

Acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Insira seu CPF e senha.
Toque em "Benefícios".
Toque em "Abono Salarial".
Se você tiver direito ao benefício, aparecerá uma mensagem informando o valor e a data de pagamento.

Quem tem direito ao abono salarial?

Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador deve atender aos seguintes requisitos:

Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base do benefício (2021);
Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários-mínimos;
Ser cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
O valor do abono salarial

O valor do abono salarial é proporcional ao tempo de trabalho no ano-base. Para cada mês trabalhado, o trabalhador recebe 1/12 do salário-mínimo vigente no ano do pagamento.

Por exemplo, se um trabalhador trabalhou por 12 meses no ano-base, ele receberá um salário-mínimo integral. Já um trabalhador que trabalhou por apenas 6 meses receberá metade do salário-mínimo.

Como sacar o abono salarial

O abono salarial pode ser sacado em agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, conforme o programa ao qual o trabalhador está vinculado.

Trabalhadores da iniciativa privada (PIS)

Trabalhadores com Cartão do Cidadão: podem sacar o benefício nas agências da Caixa Econômica Federal, com senha e Cartão do Cidadão.
Trabalhadores sem Cartão do Cidadão: podem sacar o benefício nas agências da Caixa Econômica Federal, com documento de identificação e CPF.
Servidores públicos (Pasep)

Servidores com Cartão do Cidadão: podem sacar o benefício nas agências do Banco do Brasil, com senha e Cartão do Cidadão.
Servidores sem Cartão do Cidadão: podem sacar o benefício nas agências do Banco do Brasil, com documento de identificação e CPF.
Após o prazo de saque, as parcelas não pagas serão devolvidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Nesse caso, ainda é possível recuperar o dinheiro, mas o processo passa a ser feito pelos canais do Ministério do Trabalho.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?