Petrobrás e Unigel firmam acordo para retomar fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia.

Redação, 07 de Janeiro , 2024

 


Um acordo articulado entre a Petrobrás e o grupo petroquímico Unigel marca a retomada das operações das fábricas de fertilizantes em Sergipe e na Bahia. As empresas anunciaram a assinatura de um contrato de industrialização por encomenda (tolling) para a produção de fertilizantes nessas plantas. Nessa parceria, a Unigel assume o papel de operadora das unidades, enquanto a Petrobrás fornecerá o gás natural utilizado como insumo nas fábricas. A comercialização dos fertilizantes produzidos ficará a cargo da estatal.

A perspectiva desse tipo de acordo tolling já circulava no mercado desde novembro, conforme revelado pelo presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, naquele mês. As plantas, que estavam paralisadas desde junho devido a dificuldades enfrentadas pela Unigel, agora encontram uma solução viável.

O grupo petroquímico, que registrou um prejuízo de R$ 1 bilhão no terceiro trimestre, teve que suspender as atividades nas fábricas em meio a medidas de contenção de despesas. O novo contrato, alinhado à visão estratégica de ambas as empresas, representa um passo inicial na análise de negócios conjuntos, abrangendo o desenvolvimento de oportunidades nas áreas de fertilizantes, hidrogênio verde e projetos de baixo carbono, de acordo com comunicado da Unigel.

O acordo entre Petrobrás e Unigel começou a ser delineado em junho, ganhando forma ao longo dos meses. Em agosto, Jean Paul Prates anunciou a decisão da Petrobrás de retornar à produção de fertilizantes, alinhada com a dinâmica da transição energética. O plano estratégico da Petrobrás também prevê outros movimentos no setor de fertilizantes, como a retomada da operação da Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa) no Paraná até o final de 2024 e o início da produção da UFN 3 em Três Lagoas (MS) em 2028.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?