“Daqui para Sempre”, de Manu Bahtidão e Simone Mendes, é a música mais tocada nas rádios brasileiras em 2023

Redação, 09 de Janeiro , 2024

 

A música “Daqui para Sempre”, interpretada por Manu Bahtidão e Simone Mendes, foi a mais tocada nas rádios brasileiras em 2023, segundo dados da Audiency Brasil Tecnologia. A ferramenta distribui, coleta, trata e disponibiliza dados em tempo real de mais de 6 mil emissoras de rádio no Brasil e em 18 países.

A canção ficou no topo do ranking por 18 semanas consecutivas e foi seguida pelas músicas “Dois Fugitivos”, de Simone Mendes; “Solteiro Forçado”, de Ana Castela; “Mulher Segura”, de Luan Santana; e “Canudinho”, de Gusttavo Lima e Ana Castela.

Para Anacleto Angelo Ortigara, CEO da Audiency Brasil Tecnologia, a veiculação de músicas nas rádios é uma alternativa para a expansão da obra musical, para a firmação e para a escalada de sucesso tão desejada por cantores, compositores e músicos. “Uma música que ‘dá certo’ no rádio tende a ser bem-sucedida também em outros canais. O rádio aparece, portanto, em primeiro plano”.

O rádio é o principal expoente do áudio na mídia, conforme recorte da “Pesquisa Inside Audio 2023”, realizada pela Kantar Ibope Media. Segundo o estudo, o veículo é ouvido por 80% da população das 13 regiões metropolitanas pesquisadas. Em média, cada ouvinte passa 3h55 escutando rádio todos os dias.

Para Ortigara, mesmo diante da revolução tecnológica, o rádio se mantém porque possui características únicas, sendo um canal de comunicação que aproxima as pessoas. “O rádio não fala para as pessoas, o rádio fala com as pessoas. Todos podem acessar essa mídia sem custo, pois o veículo dispensa a necessidade de uma rede de internet”.

Entre as preferências de programação no rádio, os entrevistados da “Pesquisa Inside Audio 2023” destacaram que gostam mais de: ouvir música (94%), noticiários locais (32%), noticiários nacionais (26%), notícias de trânsito (25%) e futebol, notícias e comentários.

Na visão de Ortigara, a fidelidade dos ouvintes se dá porque o rádio não apenas preserva as suas principais características, como também vem aderindo às novas possibilidades digitais. A afirmativa é corroborada por dados do estudo da Kantar Ibope Media: 76% dos ouvintes acreditam que o meio vem se modernizando em seus conteúdos e formatos.

Plataforma faz análise de dados de rádio

Na visão do CEO da Audiency Brasil Tecnologia, a compilação e análise de um banco de dados é um dos elementos indispensáveis para os artistas que investem no rádio - o que, graças à tecnologia, agora pode ser feito de maneira diferente. “Hoje, o rádio oferece não apenas conteúdo, mas também medições por meio de plataformas especializadas”.

Ortigara explica que, com o trabalho de uma plataforma especializada, é possível trazer números para que o artista, ao fazer o trabalho de gestor dos dados, possa tomar decisões com um nível de acerto elevado”, explica. “Com inteligência aplicada, o investidor utiliza os dados para fazer a melhor tomada de decisão. Assim, a plataforma faz a conexão entre o veículo e os investidores, a fim de promover os melhores resultados”, conclui.

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc