Museu do Videogame Itinerante chega a Aracaju neste sábado

Redação, 12 de Janeiro , 2024

O Museu do Videogame é uma atração itinerante que chega à capital sergipana para oferecer uma experiência única a crianças, jovens e adultos. Com exposição em homenagem aos 50 anos dos jogos eletrônicos, a atração aporta no Shopping Jardins, de 13 a 28 de janeiro, com entrada totalmente gratuita para todo o público sergipano. Na Praça de Eventos Ipê, em frente à loja Riachuelo, o visitante terá a oportunidade de reviver momentos nostálgicos, compartilhar suas habilidades com outros entusiastas dos jogos eletrônicos e aprender sobre a indústria e a evolução do videogame e sua importância na cultura contemporânea. O Museu estará aberto à visitação, de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos, das 12h às 21h. Os consoles estarão disponíveis para o público jogar, de segunda a quinta-feira, das 15h às 21h; às sextas e aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 14h às 20h.

O evento reúne cerca de 400 consoles de todas as gerações e dispõe de dezenas de consoles antigos e atuais para o visitante jogar, além de contar com Palco Movimento para Just Dance, simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, realidade virtual e as áreas PlayStation 5, X-box Series, Nintendo Switch, PlayStation VR2, entre outras.

A exposição interativa resgata mais de cinco décadas de evolução dos jogos eletrônicos. Estima-se que mercado de games fatura cerca de US$ 150 bilhões por ano, mais até que o mercado da música e dos filmes juntos. Uma história que começou em 1972 com o anúncio do ‘Magnavox Odyssey’, considerado o primeiro console de videogame do mundo, criado pelo engenheiro Ralph Baer.

De acordo com o curador do Museu, Cleidson Lima, entre as relíquias apresentadas na exposição estão o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Pra jogar e se divertir

Um dos diferenciais do evento é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600, Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros.

Além das ilhas de antigos, o Museu do Videogame Itinerante também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes podem conhecer e jogar lançamentos do PlayStation 5 e Microsoft Xbox Series e pilotar supermáquinas em cockpits que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real. “Outra área de destaque é a do PlayStation VR 2, tecnologia de realidade virtual lançada pela PlayStation que permite uma imersão ainda mais impressionante”, ressalta o curador. .

Para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, uma outra atração é o Palco Movimento. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os mais bem colocados poderão, inclusive, participar do concurso de dança e faturar brindes e prêmios.

Torneios e concurso

De 13 a 27 de janeiro, acontecem torneios de jogos antigos e atuais. Ao todo, serão realizadas 16 competições, incluindo um torneio de Just Dance e um concurso de cosplay. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no balcão de atendimento do Museu do Videogame na Praça de Eventos Ipê. As vagas são limitadas a 16 participantes por torneio.

“Um dos momentos mais aguardados é sempre o concurso de cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime, mangá ou videogames”, afirma Cleidson Lima. Esta competição será realizada no dia 28 de janeiro e os interessados em participar devem realizar inscrição acessando link disponível na bio do Instagram do Museu do Videogame Itinerante (@museudovideogameoficial).

Sucesso

O Museu do Videogame Itinerante já passou por 18 estados brasileiros, reunindo cerca de 5 milhões de visitantes ao ano. Registrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), já recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Participou também do maior encontro de museus do mundo em 2016 na cidade de Paris, além de ter sido uma das atrações do ‘London Games Festival’, o maior evento de games da Inglaterra.

Museu do Videogame Itinerante

*O quê?* Exposição interativa em homenagem aos 51 anos de videogame, com cerca de 400 consoles antigos e atuais, simuladores, realidade virtual, torneios e concurso de cosplay.
*Quando?* De 13 a 28 de janeiro. De segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos, das 12h às 21h.
*Onde?* Praça de Eventos Ipê, em frente à loja Riachuelo do Shopping Jardins – Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, 215, bairro Jardins, Aracaju | SE.
*Quanto?* Acesso gratuito.

*Mais informações?* www.facebook.com/museudovideogameitinerante | @museudovideogameoficial (Instagram).


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc