Sertão, gado e medicina. (Por Antonio Samarone)

Redação, 15 de Janeiro , 2024

Finalmente, fui conhecer a fazenda de Pacheco no alto sertão sergipano, entre a Borda da Mata e a Serra Negra. Fomos colegas de turma, na medicina da UFS.

Aceitei o convite movido pela curiosidade cultural. Como anda a cultura sertaneja do boi, do vaqueiro, das pegas de boi, dos aboios e das toadas?

A cultura das vaquejadas, das missas de vaqueiro e das cavalgadas. A cultura do couro, dos gibões e do chapéu de couro.

Pacheco, passou discreto pela Faculdade. Sabia o que queria. Estudou o que achava necessário, para ser um bom médico no interior, naquele tempo. Aprendeu a fazer parto, encanar um braço quebrado, fazer pequenas cirurgias e passar remédio para as doenças mais frequentes.

Formou-se e partiu!

Montou a sua clínica no Sertão. Casou bem, pragmaticamente. Nunca se meteu na política local, fez amizades e angariou uma boa clientela. Em pouco tempo, Pacheco estava bem de vida. Acumulou uma pequena fortuna.

Pacheco é um bom papo! Culto, engraçado e crítico.

Quando lhe contei que queria ver uma pega de gado na caatinga, Pacheco deu uma gargalhada. Pega de gado? Samarone, se acorde! O boi é uma Commodity. Aquele boi do folclore acabou. O boi Fubá e a vaca Estrela ficaram na imaginação dos poetas.

Na fazenda de Pacheco, o vaqueiro anda de moto e capacete.

O gado, possui um chip na orelha com GPS e código de barra. Rubão, o vaqueiro gerente, fica numa sala com ar condicionado, acompanhando os bois pelo computador.

O programa informa a evolução diária do peso dos animais, o estado nutricional, a localização e o estado vacinal. Se for necessário remanejar a boiada, o comando é central. Aliás, os vaqueiros foram treinados em Barreto, São Paulo.

Todos os vaqueiros têm o segundo grau completo e leem em inglês. Pelo menos, o básico. Na mesma sala, tem uma tela da bolsa de valores com a cotação diária da arroba do boi. Outro aplicativo, informa a variação do clima, ao vivo.

Pacheco não se fez de rogado! Aproveitou e fez uma palestra sobre o folclore.

“Velho Samá, o folclore fala do passado. A Chegança lembra a guerra dos mouros com os cristãos.”

“O folclore atual do Sertão, sobre o vaqueiro e o boi, fala do passado. Pega de boi na caatinga, era em meu tempo de menino. Essas cavalgadas urbanas são organizadas por gente de classe média, querendo ser fazendeiro à moda antiga.”

“Os esportes que usam o boi (vaquejadas, rodeios, touradas), são formas disfarçadas de maus tratos, disse-me o doutor Pacheco.”

“Eu fui ao último festival de artes em Laranjeiras. Na verdade, uma festa de largo com shows musicais de qualidade duvidosa.”

Pacheco desabafou:

“Em uma das noites, um artista com uma sanfona na mão, entretinha o público jovem com lorotas. Entre uma música e outra, ele tacava falação: “hei boi, hei boi, bora meu vaqueiro! Viva a vaquejada! Quem é de cavalgada?” E eu numa mesa de bar escutando. De que boi, de que vaqueiro ele estava falando?”

Pacheco esclareceu: “aqui na fazenda, eu crio 700 cabeças, só por curiosidade tecnológica. Na bolsa, eu tenho participação acionária em 30 mil cabeças que outros criam pelo Brasil. Samarone, eu fiquei rico com a medicina.”

“Claro, com o casamento herdei alguns latifúndios improdutivos. O meu sogro era um fazendeiro antigo, que criava o gado na solta. Eu incorporei tecnologia.”

“A medicina, eu pensei em deixar para os filhos. Os dois, médicos. Os quais botei para estudar em São Paulo. Ocorre que eles não querem voltar! Um, está fazendo pós-doutorado na Inglaterra.”

“Hoje, quem ganha com o trabalho médico são os planos de saúde, a indústria farmacêutica e a de insumos. A medicina de mercado é boa para o capital.”

“A medicina humanizada, bem feita, com inteligência, nos trazia uma boa fortuna e muito prestígio social.”

Voltei do fim de semana no Sertão, mais gordo e mais sabido.

Antonio Samarone – médico sanitarista. 

 
 

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc