Bolsa Família: Governo Federal realiza pente-fino e bloqueia 8,4 milhões

Redação, 15 de Janeiro , 2024 - Atualizado em 15 de Janeiro, 2024

O Programa Bolsa Família, principal iniciativa de transferência de renda no Brasil e destacado como uma vitrine do governo federal, passou por um meticuloso processo de revisão em 2023, resultando no bloqueio de 8,4 milhões de famílias beneficiárias.

 

 

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), os cortes abrangem famílias que apresentavam irregularidades nos cadastros, como inconsistências de renda ou composição familiar, além de beneficiários com informações desatualizadas por longos períodos. Essa ação visa corrigir distorções no Cadastro Único, a porta de entrada para os programas sociais do governo federal.

Os dados compilam o número de famílias que tiveram o benefício cancelado entre março – início do processo de revisão no governo – e dezembro. Ao todo, 8.423.205 beneficiários foram removidos do Bolsa Família nesse período. A maioria destes casos concentra-se nas regiões Nordeste (3.762.332) e Sudeste (3.023.165), que possuem a maior parcela de beneficiários.

Segundo informações do Observatório do Cadastro Único, atualmente, 21 milhões de famílias recebem o benefício, com 9,4 milhões no Nordeste e 6,2 milhões no Sudeste. São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro foram os únicos estados a ultrapassarem a marca de um milhão de benefícios cortados, evidenciando a amplitude do processo de revisão.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?