Prefeitura de Itabaiana finaliza construção do Centro Municipal de Equoterapia

O Centro Municipal de Equoterapia (CME) homenageará o ex-governador João Alves Filho

Redação, 17 de Janeiro , 2024 - Atualizado em 17 de Janeiro, 2024

Itabaiana dá mais um passo fundamental para o seu futuro. Não bastasse se tornar a maior cidade do interior de Sergipe, com uma economia forte e pujante, o município tem se destacado na gestão da saúde pública, atuação refletida nos dados do combate à Pandemia e na efetiva cobertura das vacinas na população.

E, por falar em saúde pública, o trabalho multidisciplinar entre as secretarias municipais de saúde, educação e desenvolvimento social tem realizado um serviço primordial para as pessoas com deficiência. Esta ação extraordinária tornou a cidade referência de inclusão e acolhimento. 

Em sintonia com este trabalho, a gestão municipal priorizou o atendimento para com as crianças com deficiência, em especial as crianças com Transtorno do Espectro Austista.  O município se aproximou dos pais e responsáveis e, consequentemente, fortaleceu uma relação entre as famílias e o poder público, cujo vínculo resultou na transformação de um sonho em realidade: o Centro Municipal de Equoterapia (CME). 

Para o prefeito Adailton Sousa, essa é uma das maiores e mais importantes obras da sua gestão. “Essa obra vai atender várias crianças e adolescentes com deficiência. A gente sonhou lá atrás, planejou e hoje estamos realizando. Iremos transformar a vida de muitas famílias de Itabaiana e de toda a região”, disse.

O fisioterapeuta Júnior Alves falou do trabalho que será realizado no CME, “O Centro vai atender todas as necessidades e patologias. Sabemos que Itabaiana tem um grupo enorme de crianças com autismo. Então, nosso primeiro contato foi com esses pais. É algo muito novo, muito desafiador, mas a gente percebeu que os pais se adaptaram ao novo. Com fé em Deus vai dar tudo certo e transformaremos este sonho em realidade”, destacou.   

Mãe de uma criança com autismo, Helena Santos descreve como tem sido a relação do filho com a Equoterapia. “Ele é uma criança que hoje em dia tem muita confiança em relação aos animais porque ele gosta bastante. De início ele ficava com medo, nervoso quando chegava perto. Mas, a gente colocava ele para alisar o animal. Ele começou com o pai, a montar com o pai. Hoje ele sobe, monta sozinho. E agora ele não tem mais medo, tem segurança.  É uma experiência muito boa em questão da autoconfiança dele”, relatou a mãe. 

Helena ainda falou que está bastante esperançosa com o trabalho que, com o Centro de Equoterapia, irá se ampliar para outras famílias. “Eu me sinto muito feliz. Como mãe, me sinto grata por meu filho ter confiança nos animais e fico feliz em saber que outras mães terão a mesma sensação que eu tenho em ver seu filho ali no espaço com uma equipe de profissionais. Essas crianças terão também uma oportunidade”, disse. 

O Centro homenageará o ex-governador João Alves Filho. O valor total da obra é de 2.499.973,00, fruto de transferência especial do município e de emendas parlamentares (destinadas pela ex-Senadora da República, Maria do Carmo, e pelo ex-Deputado Federal Bosco Costa).

 

PMI


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc