Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado começam nesta sexta-feira (19)

Redação, 18 de Janeiro , 2024 - Atualizado em 18 de Janeiro, 2024

Foto: ilustrativa

 

 

 

As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) começam nesta sexta-feira (19) e vão até o dia 9 de fevereiro. O certame vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar o aplicativo Gov.br e gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU). A taxa de inscrição é de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para vagas de nível superior.

Estão isentos do pagamento da taxa de inscrição os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que cursam ou cursaram faculdade com apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni), assim como doadores de medula óssea.

As provas serão aplicadas no dia 5 de maio em 220 cidades, distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal. Os candidatos serão avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de múltipla escolha.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela condução do concurso, recomenda leitura cuidadosa dos editais, “potencializando as trajetórias profissionais e acadêmicas dos candidatos“.

Em nota, a pasta destacou que a proposta é democratizar o acesso aos quadros federais e permitir que candidatos alinhem suas vocações às oportunidades oferecidas.

Um dos destaques do certame é a possibilidade de utilizar as listas de classificação também para a ocupação de vagas em cargos temporários, sendo que, se o candidato aceitar um cargo temporário, continuará na lista de espera dos outros cargos. O concurso terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

“Pessoas aprovadas para cargos que, porventura, não sejam o da primeira opção selecionada no momento da inscrição, continuarão em lista de espera para o principal posto desejado”, reforçou o ministério.

Recomendações para os candidatos

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos recomenda aos candidatos que se preparem para o concurso com antecedência. A pasta disponibilizou um site com informações sobre o certame, incluindo os editais, cronograma e dicas de estudo.

A seguir, algumas recomendações para os candidatos que desejam se dar bem no concurso:

Leia atentamente os editais, pois eles trazem todas as informações necessárias sobre o concurso, incluindo o conteúdo programático das provas, os critérios de avaliação e as regras para a inscrição.
Comece a estudar o quanto antes. Quanto mais tempo você tiver para se preparar, maiores serão as suas chances de sucesso.
Organize seus estudos de forma eficiente. Defina horários e metas para estudar e faça um cronograma que você possa cumprir.
Procure um bom curso preparatório. Um curso preparatório pode ajudá-lo a se preparar para o concurso de forma mais eficiente e eficaz.
Pratique a resolução de questões de prova. A resolução de questões é uma ótima forma de testar seus conhecimentos e se familiarizar com o formato das provas.
Mantenha a calma e a concentração no dia da prova. É importante estar preparado para o nervosismo, mas é preciso manter a calma e a concentração para responder às questões de forma correta.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?