Maior tremor de terra da história do Brasil é registrado na Amazônia

Abalo de 6,6 graus ocorre a 614,5 quilômetros de profundidade

Redação, 21 de Janeiro , 2024



 

A Região Norte do Brasil registrou, no sábado (20), o maior tremor de terra da história do país. Com magnitude de 6,6 graus na Escala Richter, o abalo ocorreu às 18h31 no horário de Brasília, 16h31 no horário local.

O tremor ocorreu a 614,5 quilômetros de profundidade, o que permitiu a dissipação da energia. Segundo os geólogos, um tremor nessa profundidade dificilmente é sentido pela população.

Apesar disso, o tremor foi sentido em cidades do Acre, Amazonas, Rondônia e Pará. Em Tarauacá, no Acre, o tremor foi sentido com intensidade moderada. Em Manaus, a capital do Amazonas, o tremor foi sentido com intensidade leve.

Até o momento, não há registro de danos. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou que está monitorando a situação.

O tremor foi causado pela movimentação das placas tectônicas da América do Sul e da Nazca. A região da Amazônia é conhecida por sua atividade sísmica, mas tremores de magnitude tão alta são raros.

O maior tremor de terra registrado no Brasil antes deste ocorreu em 31 de janeiro de 1955, na região da Serra do Tombador, em Mato Grosso. O abalo teve magnitude de 6,2 graus na Escala Richter.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?