Você sabia? Cuidar dos pais na velhice é dever constitucional!

Redação, 21 de Janeiro , 2024

 

Você sabia que, no Brasil, cuidar dos pais na velhice é um dever constitucional? Isso mesmo! O artigo 229 da Constituição Federal estabelece que "os filhos maiores ou emancipados têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade".

Esse dever é conhecido como dever de assistência familiar e, além de ser uma obrigação legal, também é uma questão de ética e moral. Afinal, os pais dedicaram a vida a criar e educar os filhos, e é natural que estes retribuam esse cuidado na velhice.

O chamado abandono afetivo inverso ocorre quando os filhos maiores de idade deixam de amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade. Este abandono pode se manifestar de diversas formas, como a falta de visitas, de atenção, de ajuda financeira ou de cuidados pessoais.

No Brasil, o abandono afetivo inverso ainda é um tema pouco discutido, mas vem ganhando cada vez mais atenção. Isso porque, com o aumento da expectativa de vida, os pais estão vivendo mais e, consequentemente, necessitando de mais cuidados.

É importante que os filhos tenham consciência desse dever e se preocupem com o bem-estar dos pais na velhice. Afinal, cuidar dos pais é uma forma de retribuir todo o amor e carinho que eles nos deram ao longo da vida.

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?