Nilzir Soares Vieira Junior tomou posse como procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe (MPSE) para o biênio 2024/2026, em cerimônia realizada na sede da instituição, em Aracaju, nesta segunda-feira (25). Ele assume a chefia do MPSE após ser nomeado pelo governador Fábio Mitidieri no último dia 4 de novembro.
O procurador-geral foi eleito com 127 votos de procuradores e promotores de Justiça, em uma eleição que, pela primeira vez na história do MPSE, contou com candidatura única.
Trajetória e Qualificações
Nilzir Soares Vieira Junior, 47 anos, é natural de Pão de Açúcar, em Alagoas, mas foi criado na cidade de Propriá, em Sergipe. Formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), possui mestrado em Direito pela mesma instituição e atualmente é doutorando em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes.
Ingressou no MPSE em 2003, atuando em municípios como Nossa Senhora da Glória, Neópolis, Japaratuba, Tobias Barreto e Aracaju. Durante sua carreira, ocupou posições de destaque, incluindo a Chefia de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça entre 2020 e 2023, e a Presidência da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP) em dois mandatos (2015-2017 e 2019-2021). Ele é também o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Propriá e ocupava, até a posse, o cargo de Secretário-Geral do MPSE.
Compromissos e Desafios
Nilzir Vieira Junior assume o comando do MPSE com a responsabilidade de liderar a instituição pelos próximos dois anos, período em que o fortalecimento do trabalho institucional e a defesa dos direitos fundamentais deverão ser prioridades.