Dano ao órgão é silencioso e progressivo. Especialistas alertam que parar de beber “do nada” pode ser fatal para dependentes.
O consumo excessivo de álcool causa danos a quase todos os órgãos do corpo, mas é o fígado que sofre os primeiros e maiores graus de lesão. O mais perigoso é que esse processo é quase sempre silencioso.
Isso acontece porque o fígado é o órgão que realiza quase todo o metabolismo do etanol.
O risco da abstinência
Pessoas que sofrem com transtorno por uso de álcool – geralmente aquelas que bebem diariamente – precisam de acompanhamento médico obrigatório para parar de beber.
A interrupção abrupta pode causar a chamada síndrome de abstinência alcoólica. Em casos graves, essa síndrome pode levar a convulsões e ser fatal.
O Super-Órgão: entenda o que seu fígado faz
O fígado é o maior órgão interno maciço do corpo humano e um dos mais complexos. Ele não serve apenas para “processar o álcool”; ele é vital para centenas de funções.
Principais funções do fígado:
- Filtro-Mestre: Degrada substâncias tóxicas (absorvidas do intestino ou produzidas pelo corpo) e as excreta pela bile ou pelo sangue.
- Digestão: Secreta a bile, essencial para o intestino digerir e absorver gorduras.
- Armazenamento: Guarda vitaminas vitais para o corpo.
- Fábrica de Proteínas: Sintetiza proteínas e colesterol.
- Controle de Açúcar: Metaboliza e armazena açúcares (glicogênio).
- Regulação Sanguínea: Controla a viscosidade do sangue e regula os mecanismos de coagulação.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

