Pular para o conteúdo

Oito municípios sergipanos passam por alterações de limites territoriais após atualização do IBGE

Compartilhe

Oito municípios de Sergipe estão passando por processos de alteração de limites territoriais, conforme a atualização do acervo cartográfico realizada pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan). As mudanças seguem a nova malha territorial publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em dezembro de 2023.

Municípios afetados:

  • Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Gararu, Graccho Cardoso, São Miguel do Aleixo e Feira Nova tiveram pequenas alterações em suas divisas, variando entre 500m², 2km² e 4km². Essas áreas são pouco habitadas e, segundo a subsecretária estadual de desenvolvimento regional, Danilla Andrade, as mudanças apenas formalizam situações já existentes.

Poço Redondo:
O município com o maior território do estado pode perder cerca de 145 km² na divisa com Canindé de São Francisco. A mudança, ainda em disputa judicial, impactaria a receita e o número de vereadores, já que aproximadamente 5.500 habitantes seriam transferidos para o município vizinho.

Mapa IBGE

Aracaju x São Cristóvão:
Outra mudança territorial em Sergipe, não incluída na atualização da Seplan, envolve a correção dos mapas de limites entre Aracaju e São Cristóvão, determinada pela Justiça Federal em novembro de 2023.

As alterações refletem a necessidade de ajustes cartográficos precisos, mas também trazem impactos políticos e econômicos para os municípios envolvidos.

Ultimas notícias

Catia Fonseca deixa a Band após sete anos no comando do "Mel...
Colisão frontal entre carro e caminhão deixa dois mortos em ...
Copa do Brasil Feminina de Vôlei Sentado acontece em Niterói...
Saúde de Aracaju alerta sobre os riscos dos cigarros eletrôn...
Prefeita Emília Corrêa entrega 244 unidades habitacionais do...
Febraban: 82% das transações bancárias no país são feitas di...