Equipes da Polícia Militar Ambiental (PMA) capturaram na madrugada desta quinta-feira (24) uma onça-pintada macho que rondava o pesqueiro onde Jorge Avalo, de 60 anos, foi atacado e morto no último dia 21, no Pantanal de Aquidauana (MS).
A operação contou com o uso de mais de dez armadilhas posicionadas estrategicamente ao redor do local do ataque. O trabalho de captura foi acompanhado por Gediendson Ribeiro de Araújo, pesquisador e especialista em manejo de onças-pintadas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
De acordo com informações do governo de Mato Grosso do Sul, o animal é um macho de 94 quilos e será submetido a uma série de exames no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.
Em nota oficial, o governo informou:
“Foi capturado na madrugada desta quinta-feira (24) um macho da espécie onça-pintada que teria sido o responsável pelo ataque que vitimou o caseiro Jorge Avalo. O animal, um macho de 94 quilos, já está sendo transportado para o CRAS em Campo Grande para ser submetido a exames. Informamos que, para garantir o devido manejo e proteção, o CRAS será isolado e não será permitida entrada de pessoas não autorizadas.”
O local onde a onça ficará abrigada foi isolado para garantir a segurança dos profissionais e o bem-estar do animal, que poderá ser reintegrado à natureza ou encaminhado a um centro de conservação, conforme o resultado dos exames e o parecer técnico dos especialistas.