Pular para o conteúdo

Os 5 estilos de luta mais populares entre brasileiros

Compartilhe

Artes marciais têm ótima aceitação no Brasil e contam com espaço para desenvolvimento e prática de diferentes modalidades

As artes marciais são modalidades esportivas bastante populares em todo o mundo, e no Brasil, isso não é muito diferente. Diversos estilos de luta são procurados e conquistam praticantes e adeptos por conta de seus amplos benefícios, que variam desde a melhora do condicionamento físico, controle do peso, atividade física dinâmica até o desenvolvimento de técnicas de defesa pessoal.

O Brasil, que é um país culturalmente diverso, é um local em que diferentes modalidades prosperam e despertam o interesse do público. Confira, a seguir, quais são as artes marciais mais famosas entre os lutadores (profissionais ou amadores) brasileiros.

Boxe

O boxe é uma das artes marciais mais antigas do mundo e é conhecida também pelo nome pugilismo. Nesta modalidade, é enfatizado o combate corpo a corpo, utilizando os punhos para golpear os adversários e intercalando com movimentos ágeis de defesa e esquiva.

O esporte tornou-se mais popular com a ascensão de atletas de destaque, como Éder Jofre e Popó, e também é procurado por pessoas que desejam desenvolver a coordenação motora, trabalhando a força e os reflexos.

Capoeira

A capoeira é uma arte marcial genuinamente brasileira. Ela foi criada por descendentes africanos como método de resistência contra a violência de senhores de escravos, e é considerada um dos maiores patrimônios culturais do país.

Ela é caracterizada pela incorporação de elementos como música e dança à luta, dando um caráter único e especial à prática, que conta com movimentos ágeis e acrobáticos, como gingado, golpes e chutes.

Judô

O judô é uma arte marcial originária no Japão e tem como característica mais marcante o emprego do próprio corpo para técnicas de autodefesa. Os movimentos praticados nesta modalidade incluem principalmente técnicas de imobilização e de projeção.

No Brasil, a luta se popularizou com a crescente emigração japonesa, na década de 1920, e é atualmente o esporte olímpico com maior conquista de medalhas para o país.

Jiu-jitsu

Também de origem japonesa, o jiu-jitsu é uma arte marcial com grande história e tradição brasileira, com um papel fundamental desenvolvido pela família Gracie.

Conhecido pelo apelido de “arte suave”, ele é caracterizado por suas técnicas amplas de autodefesa, que têm como objetivo controlar e imobilizar o adversário. Os movimentos aplicados são complexos e incluem alavancas, torções e estrangulamento.

Muay thai

O muay thai, também conhecido pelo nome “boxe tailandês”, é uma arte marcial com origem na Tailândia. Sua característica mais marcante é o emprego de golpes que utilizam todo o corpo, o que ajudou a consolidar o apelido de “luta das 8 armas” – os dois punhos, os dois cotovelos, os dois joelhos e as duas canelas e pés.

A prática desta modalidade é bastante intensa, garantindo melhor condicionamento físico. As técnicas fortalecem diferentes grupos musculares e proporcionam melhora de flexibilidade, agilidade, e perda de calorias. Por usar vários membros do corpo, é amplamente procurado para o desenvolvimento de técnicas de autodefesa.

É essencial também usar equipamentos de segurança e roupas adequadas, para evitar lesões e praticar o esporte corretamente, como luva de muay thai, protetores bucais, bandagens e ataduras.

Créditos: William Rodrigues dos Santos/iStock

Ultimas notícias

Horóscopo do dia: previsão de hoje 04/04/2025 para seu signo
Uso correto da cadeirinha infantil: PRF reforça orientações ...
Vídeo: duplas sertanejas encerram disputa judicial cantando ...
Governo envia mensagens a celulares roubados para pedir devo...
Bug no WhatsApp permite visualizar fotos de visualização úni...
Musculação protege cérebro de idosos contra demência, diz es...