Matéria completa:
O Vaticano divulgou nesta segunda-feira (17) um boletim informando que o papa Francisco, de 88 anos, foi diagnosticado com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Segundo o comunicado, o quadro clínico do pontífice é considerado “complexo”, e ele permanecerá internado no Hospital Gemelli, em Roma, pelo tempo necessário.
O papa foi internado na sexta-feira (14) devido a uma infecção no trato respiratório que evoluiu de um quadro de bronquite anunciado anteriormente. Os médicos alertam que a condição é “potencialmente grave”, principalmente devido à idade avançada do pontífice.
O que é infecção polimicrobiana?
A infecção polimicrobiana é causada por uma combinação de vírus, bactérias, fungos e parasitas. De acordo com a revista científica The Lancet, a presença de um microrganismo pode criar um ambiente propício para a infestação de outros, tornando o tratamento mais desafiador.
O Vaticano informou que o tratamento do papa foi ajustado após o diagnóstico, mas não há previsão de alta. A saúde do pontífice tem sido motivo de preocupação para fiéis ao redor do mundo, que acompanham atentamente as atualizações sobre seu estado.