Pontífice de 88 anos tem apresentado dificuldades respiratórias nos últimos dias
O Papa Francisco, de 88 anos, foi hospitalizado na manhã desta sexta-feira (14) no Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, para a realização de exames diagnósticos e a continuidade do tratamento contra bronquite, informou o Vaticano.
Desde o início de fevereiro, o pontífice enfrenta dificuldades respiratórias, o que afetou sua capacidade de discursar em celebrações religiosas. Em diversas ocasiões, precisou delegar a leitura de sermões a um assessor devido ao cansaço e à falta de ar. Durante uma cerimônia nesta semana, Francisco chegou a ficar ofegante.
O Papa já havia sido hospitalizado em dezembro de 2023 pelo mesmo problema e tem um histórico de complicações respiratórias, já que teve parte de um dos pulmões removida quando era jovem. Além da bronquite, Francisco tem enfrentado dores nos joelhos e quadris, inflamação do cólon e uma hérnia, além de ter sofrido quedas recentes.
Mesmo com os problemas de saúde, Francisco segue com uma agenda intensa de compromissos. No entanto, em março de 2024, precisou cancelar sua participação na Via-Crúcis do Coliseu de Roma devido ao seu estado de saúde.
Até o momento, o Vaticano não informou a previsão de alta do pontífice.