Paris 2024: Ministério do Esporte faz publicação racista sobre atletas brasileiros nas Olimpíadas

Compartilhe

Depois da repercussão negativa, a publicação foi deletada e o responsável foi demitido

Nessa sexta-feira (26), o Ministério do Esporte fez uma publicação com conteúdo racista nas redes sociais oficiais, comparando atletas brasileiros a macacos.

Ainda ontem (26), ocorreu a abertura oficial das Olimpíadas em Paris, onde os atletas de cada país chegavam em barcos pelo rio Sena. Esse foi o contexto da publicação do ministério, que usou a foto de um macaco em uma embarcação com a legenda “Todo mundo aguardando nosso barco”.

Depois da repercussão negativa entre os internautas, a publicação foi deletada. Por meio de nota, ministério afirmou que a imagem carrega conotações racistas históricas e perpetua estereótipos prejudiciais.

“O Ministério do Esporte reconhece e lamenta profundamente o erro cometido ao publicar uma imagem inadequada em nossas redes sociais na data de hoje, antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas. A publicação foi imediatamente retirada do ar, devido à sua conotação insensível e ofensiva. Lamentamos profundamente por qualquer ofensa causada e estamos empenhados em garantir que algo semelhante não ocorra novamente”, disse a pasta.

Ainda, o ministro do Esporte, André Fufuca, que está em Paris, avisou que o responsável pelas mídias sociais da pasta foi demitido. Ele também publicou uma nota oficial, comunicando a demissão.

“Ao identificar o post, o Ministério do Esporte solicitou imediato desligamento do responsável pela publicação, uma vez que julga inadmissível tal fato. O Ministério está implementando medidas rigorosas para garantir que nossa comunicação institucional seja sempre guiada por princípios de respeito, inclusão e diversidade”, disse Fufuca.

Ultimas notícias

Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Homem pede para ser preso após agredir esposa
Deso anuncia investimento de R$ 83,6 milhões no abasteciment...
Adolescente confessa matar dois homens a facadas e é interna...
Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto