Paris 2024: Ministério do Esporte faz publicação racista sobre atletas brasileiros nas Olimpíadas

Compartilhe

Depois da repercussão negativa, a publicação foi deletada e o responsável foi demitido

Nessa sexta-feira (26), o Ministério do Esporte fez uma publicação com conteúdo racista nas redes sociais oficiais, comparando atletas brasileiros a macacos.

Ainda ontem (26), ocorreu a abertura oficial das Olimpíadas em Paris, onde os atletas de cada país chegavam em barcos pelo rio Sena. Esse foi o contexto da publicação do ministério, que usou a foto de um macaco em uma embarcação com a legenda “Todo mundo aguardando nosso barco”.

Depois da repercussão negativa entre os internautas, a publicação foi deletada. Por meio de nota, ministério afirmou que a imagem carrega conotações racistas históricas e perpetua estereótipos prejudiciais.

“O Ministério do Esporte reconhece e lamenta profundamente o erro cometido ao publicar uma imagem inadequada em nossas redes sociais na data de hoje, antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas. A publicação foi imediatamente retirada do ar, devido à sua conotação insensível e ofensiva. Lamentamos profundamente por qualquer ofensa causada e estamos empenhados em garantir que algo semelhante não ocorra novamente”, disse a pasta.

Ainda, o ministro do Esporte, André Fufuca, que está em Paris, avisou que o responsável pelas mídias sociais da pasta foi demitido. Ele também publicou uma nota oficial, comunicando a demissão.

“Ao identificar o post, o Ministério do Esporte solicitou imediato desligamento do responsável pela publicação, uma vez que julga inadmissível tal fato. O Ministério está implementando medidas rigorosas para garantir que nossa comunicação institucional seja sempre guiada por princípios de respeito, inclusão e diversidade”, disse Fufuca.

Ultimas notícias

Governo Lula libera mudança de preço durante vigência de pla...
Acordo UE/Mercosul deve aumentar comércio do Brasil em R$ 94...
Confira os valores da premiação do Brasileirão 2024
Pela primeira vez em Sergipe, 14ª Bienal Brasileira de Desig...
Motociclista perde a vida em colisão com carro na zona rural...
Itabaiana tem nova milionária: Adriana Andrade ganha R$ 5 mi...