Parque dos Falcões: reduto de preservação de aves de rapina no agreste sergipano

Compartilhe

Além de ponto turístico, parque oportuniza aprendizado sobre a importância da preservação 

Localizado na Serra de Itabaiana, Sergipe, a aproximadamente 50 quilômetros da capital, Aracaju, o Parque dos Falcões é um santuário ambiental. Voltado ao turismo ecológico, é o único local do país com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para criar aves de rapina, assim como o único centro de criação e reprodução destes pássaros na América do Sul. Lá, o visitante, além de fazer um tour guiado e assistir a apresentações das aves de rapina, tem a oportunidade do contato direto com elas. Desse modo, ir ao Parque dos Falcões é um passeio imperdível para quem deseja conhecer um das belezas mais incríveis de Sergipe, um lugar especial de conservação da fauna brasileira.
 
Fundado em 2000, o Parque dos Falcões nasceu do amor e da dedicação de José Percílio Costa às aves de rapina, especialmente falcões, águias e corujas. Atualmente, o espaço abriga mais de 500 aves, entre elas, urubus, carcarás e corujas brancos. Também há muitos pássaros resgatados de situações de tráfico, maus-tratos ou acidentes, que ali encontram um refúgio seguro. As aves são reabilitadas com o objetivo de serem reintroduzidas na natureza quando possível.
 
O horário de funcionamento do Parque dos Falcões é de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mas, para fazer a visitação, é necessário o agendamento, pois ela segue um cronograma que inclui a exibição de um vídeo educativo-institucional do Ibama sobre a história do parque e visitação com guia especializado para conhecer as aves de rapina e observar de perto a imponência dessas aves, aprender sobre os hábitos delas e o importante papel que desempenham no equilíbrio ecológico.
 
Há, ainda, um dos momentos mais marcantes: o voo livre de aves adestradas sobre os visitantes. Isso demonstra a agilidade e inteligência delas, o que possibilita, também, a interação com os pássaros. Nesse passeio, também há mais um momento especial, quando o visitante tem o contato direto com águias, falcões e corujas, podendo, inclusive, tirar fotos com elas.
 
Além de ponto turístico para quem visita Sergipe, oportunizando o aprendizado sobre a importância de preservar e respeitar as espécies, o Parque dos Falcões se destaca como um centro de reabilitação, preservação e estudo das aves de rapina. Diante disso, oferece aos visitantes uma experiência rara de conexão com a natureza, uma verdadeira imersão no universo dessas aves.
 
O acesso ao Parque dos Falcões é fácil: fica na BR 235, Km 46, Povoado Gandu II, em Itabaiana, no agreste sergipano. Para o agendamento, entre em contato pelos telefones (79) 99665-4905, (79) 99861-9956 e (79) 9996-38396. O ingresso custa R$ 40 (adulto). Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência e o respectivo acompanhante, além de crianças com idade entre 6 e 12 anos, e estudantes (mediante a carteirinha) pagam meia-entrada, portanto, R$ 20.

Max Carlos/Setur

Fonte: Ascom Setur

Ultimas notícias

Horóscopo do dia: previsão de hoje 21/12/2024 para seu signo
Luiz Carlos Focca se despede da TV Itnet e anuncia novos pro...
Grupo sergipano tradicional de empresas pede recuperação jud...
Centro Cirúrgico do HMSI realiza primeira Ureterorenolitotri...
Reforma Administrativa do governo Mitidieri deve acontecer e...
Último Gestabel e Babybel de 2024 é realizado em parceria co...