Operação ‘Mascate’ cumpre 11 mandados de busca e apreensão em Sergipe, Alagoas e São Paulo
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (11) a operação Mascate, com o objetivo de investigar suspeitas de fraude em uma licitação pública na cidade de Capela, no interior de Sergipe. O contrato investigado, voltado para serviços e produtos de automação do sistema de saúde, ultrapassa o valor de R$ 1 milhão.
A ação policial cumpre 11 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a empresas, repartições públicas e residências dos envolvidos, localizados em Capela (SE), Maceió (AL), São Paulo (SP), Cotia (SP) e Osasco (SP). Durante as buscas, a PF apreendeu cerca de R$ 30 mil em um dos locais vistoriados.
As investigações indicam indícios de fraude no certame por meio da montagem de processos licitatórios e direcionamento na contratação. Há também suspeitas de superfaturamento ou prática de sobrepreço no contrato firmado.
A PF apura possíveis crimes de fraude ao caráter competitivo de procedimento licitatório, corrupção, peculato e associação criminosa.
O nome da operação, Mascate, faz referência aos antigos comerciantes que viajavam de porta em porta oferecendo seus produtos, em alusão ao modus operandi suspeito dos envolvidos no esquema.
A Polícia Federal segue analisando os documentos apreendidos e afirma que novas diligências poderão ser realizadas para elucidar o caso.