O abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base 2023, inicia mais uma etapa de pagamentos nesta segunda-feira (17), contemplando os trabalhadores nascidos em fevereiro. Os beneficiários poderão sacar os valores até o dia 29 de dezembro de 2025. O benefício, que pode chegar a um salário mínimo, é destinado a trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e servidores públicos (Pasep) que cumpriram os requisitos do programa.
Para ter direito ao abono, é necessário ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2023 e ter recebido até dois salários mínimos por mês. Além disso, o trabalhador deve estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter seus dados do ano-base 2023 informados corretamente pelo empregador no eSocial. Os valores, datas e bancos de recebimento podem ser consultados no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal gov.br.
O calendário de pagamento de 2025 foi unificado, com os pagamentos realizados de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. Ao todo, serão disponibilizados R$ 30,7 bilhões para cerca de 25,8 milhões de trabalhadores. Os pagamentos, que tiveram início em fevereiro com os nascidos em janeiro, se estenderão até agosto, com os nascidos em novembro e dezembro sendo os últimos a receber.