Nesta quarta-feira, a Polícia Civil de São Paulo apreendeu uma aeronave utilizada pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) para o transporte de drogas. A ação faz parte de uma investigação que envolve uma série de crimes atribuídos aos membros do PCC, como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e falsidade ideológica.
O avião, um modelo Bandeirante Embraer EMD-110, prefixo PTO-CW, com valor de mercado estimado em R$ 5 milhões, foi encontrado em um pátio no Campo de Marte, localizado na Zona Norte de São Paulo, no bairro de Santana. De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave está registrada em nome de Pablito Baena Castilho e é operada pela empresa Bimava Táxi Aéreo. No entanto, o certificado de aeronavegabilidade do avião estava suspenso devido a pendências judiciais.
A apreensão da aeronave representa um duro golpe na logística da facção, que utiliza diversos meios para movimentar grandes quantidades de drogas tanto no Brasil quanto no exterior. A Polícia Civil continua a investigação para desmantelar outras operações da facção criminosa.