Aves foram encontradas em gaiolas inadequadas durante fiscalização; motorista responderá em juízo
Na última terça-feira (8), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 27 aves silvestres em condições inadequadas durante uma fiscalização no km 104 da BR-101, em São Cristóvão, Sergipe. As aves estavam sendo transportadas em um caminhão Mercedes-Benz Atron 2324, com placas de Pernambuco.
Durante a abordagem, os policiais encontraram cinco gaiolas contendo 26 pássaros da espécie “Baiano” e um “Cardeal”. Os animais estavam confinados em espaço insuficiente, o que resultou em ferimentos e condições precárias de saúde. O motorista, um homem de 51 anos, não possuía a documentação ambiental exigida para o transporte legal desses animais.
Após o flagrante, o condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e deverá comparecer à Justiça para responder pelas irregularidades. As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde receberão cuidados veterinários adequados.
A PRF reforça a importância da preservação da fauna brasileira e alerta que, segundo a Instrução Normativa IBAMA nº 10/2011, o manejo e transporte de passeriformes da fauna silvestre requerem autorização do IBAMA. A fiscalização e controle são fundamentais para a proteção das espécies e manutenção da biodiversidade.