Queda de Braço Direito: Tuta, Sucessor de Marcola e Operador Financeiro do PCC, Preso na Bolívia
A Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen da Bolívia prendeu nesta sexta-feira (16) Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta, considerado o braço direito e possível substituto de Marcola no comando do PCC (Primeiro Comando da Capital).
Apontado pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) como o principal operador financeiro da facção criminosa, Tuta estava foragido desde 2020 e já havia sido condenado a 12 anos e meio de prisão por associação criminosa e lavagem de dinheiro. Estima-se que ele tenha movimentado mais de R$ 1 bilhão no mundo do crime.
A prisão ocorreu em Santa Cruz de la Sierra, quando o criminoso se apresentou a um órgão oficial do governo boliviano para tentar renovar uma identidade falsa. A ação foi resultado de uma investigação e cooperação internacional, já que Tuta era procurado pela Interpol.
As autoridades brasileiras agora aguardam a confirmação oficial da identidade de Tuta e articulam os próximos passos para sua extradição ou expulsão para o Brasil, onde deverá cumprir sua pena e responder por outros crimes investigados. A prisão de Tuta representa um duro golpe nas estruturas financeiras do PCC.