Produções da Estácio  são selecionadas para Mostra de Cinema Universitário do Festival Sercine

Compartilhe

O evento, que acontecerá em Aracaju em fevereiro de 2025, é considerado uma das principais vitrines do audiovisual universitário no Brasil.

A criatividade e o talento dos estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Estácio foram reconhecidos com a seleção de duas produções para a Mostra de Cinema Universitário do Festival Sercine. O evento, que acontecerá em Aracaju em fevereiro de 2025, é considerado uma das principais vitrines do audiovisual universitário no Brasil.

Os curtas selecionados foram realizados pela Nucine Filmes Maracanã, a Produtora de Cinema Universitário da Estácio Maracanã, e refletem a diversidade de temas e abordagens do curso. “Através dos Sentidos”, dirigido por Gilson Nascimento, conta a história de Ivan, que fica tetraplégico ao levar um tiro de um assaltante. Só com os sentidos da visão e audição, ele traz o passado à memória, que se revela através de sons do presente. Já o segundo filme, intitulado “Quando Eu Soltar a Minha Voz”, tem direção de Guilherme Telles e acompanha um músico calado e sua curiosa admiradora, trazendo uma pitada de fantasia e drama.

Para Cátia Castilho, orientadora dos estudantes e coordenadora da Nucine Filmes Maracanã, ser a única universidade do Rio de Janeiro selecionada para a mostra é um grande privilégio. “É um reconhecimento ao talento de nossos alunos e ao trabalho desenvolvido pela produtora”, comemora. “Nosso compromisso, como orientadores, nos processos de produção até a finalização, é imprescindível. A participação em festivais como este valoriza o cinema universitário em todas as suas potências, ampliando o alcance de nossas obras e levando nossa produção e instituição de ensino ao destaque”, finaliza.

Já Sandra Sousa, responsável pela distribuição dos filmes universitários da Estácio em festivais nacionais e internacionais,  conta que a notícia da seleção foi recebida com comemoração. “É um reconhecimento do nosso trabalho em conjunto, pois acompanhamos todo o processo dos filmes, desde pré-produção até a finalização, curadoria e distribuição, buscando sempre valorizar o trabalho dos nossos alunos”, destaca. “É a valorização do nosso Cinema Universitário, abrindo janelas em outros lugares e mostrando como alunos e professores estão pensando o cinema aqui na Estácio!”. 

De acordo com Gilson Nascimento, diretor e roteirista do curta selecionado “Através dos Sentidos”, ter sido selecionado foi uma honra e um orgulho muito grandes. O estudante destaca que estar em meio a tantas outras grandes produções é muito importante para a sua carreira no audiovisual. “Iniciativas como essas, que fomentam a cultura, mostram-se imprescindíveis para a formação de profissionais do Cinema. Não só na execução de suas obras, mas também no incentivo a diversas manifestações culturais e artísticas no Brasil”, afirma.

A Mostra Nacional Universitária é direcionada às produções realizadas nos cursos de cinema das universidades e escolas brasileiras. O Festival Sercine, que está em sua 11ª edição, é realizado pela Rolimã Filmes com recursos da Lei Paulo Gustavo, executada pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (FUNCAP/SE). A exibição de todos os filmes selecionados acontecerá em fevereiro de 2025, com a data exata a ser divulgada. Mais informações sobre a Mostra podem ser encontradas no Instagram do Festival (@festivalsercine). Já para conhecer melhor o Nucine, acesse o perfil no Instagram (@nucinemaracana).

Ultimas notícias

IPTU de 2025 da Zona de Expansão
Conheça detalhes do jogo do Flamengo em Aracaju
Caso Gefferson de Moura será destaque em reportagem especial...
Horóscopo do dia 28 de dezembro de 2024: Confira as previsõe...
Bandeira tarifária de janeiro se mantém verde, sem cobrança ...
ITPS combate pirataria em operação de fiscalização de balanç...