Professor da rede pública estadual é certificado pelo Google Certified Innovator Program

Compartilhe

Ronney Marcos foi o primeiro professor da rede pública estadual de Sergipe em 2024 a ser selecionado para participar da Academia de Inovação na sede do Google, em São Paulo

O professor Ronney Marcos Santos, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, foi o único educador da rede pública estadual de ensino a participar do Google Certified Innovator Program em 2024. No Brasil, os educadores selecionados participaram da Academia de Inovação na sede do Google, em São Paulo, nos dias 18, 19 e 20 de julho. Ronney Marcos apresentou um projeto sobre educação midiática, que visa a combater a desinformação nas redes sociais e foi certificado como ‘Innovator’.

“Ser selecionado como professor da rede pública de Sergipe para o Programa Inovador Certificado pelo Google for Education não é apenas uma conquista pessoal, mas também a representação de um compromisso coletivo com a transformação da educação pública em nosso estado”, pontuou o professor Ronney Marcos.

Para conseguir chegar ao certificado de educador inovador, o professor de Língua Portuguesa Ronney Marcos precisou passar por algumas etapas no processo de seleção. Uma delas foi a criação de um projeto inovador na educação. “Ao receber a aprovação, foi uma mistura de sensações. Alegria por ser escolhido para um programa tão prestigiado, emoção por novas oportunidades de aprendizado e gratidão à equipe do Google for Education por essa oportunidade única”, explica o professor.

Com o projeto que visa a combater a desinformação nas redes sociais, o professor foi selecionado para a Academia de Inovação. Nos três dias em que esteve presente no evento, ele desenvolveu a metodologia de Design Sprint dividida em cinco etapas: o entendimento e definição do problema; ideação; seleção; prototipagem e teste. Agora ele segue para a próxima etapa, na qual será mentorado até o fim de 2025 para o desenvolvimento do projeto.

O professor Ronney entrará na fase prática, ao iniciar o desenvolvimento de seu projeto no Centro de Excelência Atheneu Sergipense com os alunos e professores, mas futuramente deseja expandi-lo a outras escolas, a fim de que possam ter acesso às ferramentas que ajudem a enfrentar a desinformação e promoção da educação midiática entre toda a comunidade escolar.

“A minha ideia é torná-los multiplicadores de educação midiática e de combate à desinformação, trabalhando ao longo deste ano o aperfeiçoamento do projeto com a mentoria para que, no próximo ano, a gente chegue com esse produto final para ser apresentado à comunidade escolar”, completa o professor.

Sobre a Academia de Inovação do Google  
A Academia Innovador do Google é uma iniciativa educacional projetada para capacitar educadores com ferramentas e metodologias modernas para melhorar o ensino. Seu foco é promover a inovação na educação, oferecendo treinamentos, workshops e recursos para ajudar professores a incorporarem tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas por meio de uma abordagem prática e colaborativa, buscando transformar a experiência de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades digitais e a criação de ambientes de aprendizado mais envolventes e eficazes.

“A aprovação trouxe comigo o senso de responsabilidade, porque, ao me tornar um Innovator, eu passo a assumir o compromisso de usar as habilidades e conhecimentos adquiridos no programa para causar um impacto positivo na vida de meus alunos e na comunidade acadêmica na totalidade. Foi uma oportunidade para me tornar um agente de mudanças, a fim de inspirar outros educadores e fazer a diferença no futuro da educação”, finaliza o professor Ronney Marcos. 

ASN

Ultimas notícias

Réveillon 2025: Emsurb abre edital para comércio ambulante n...
II Caminhada do Circuito Integrado da Saúde reúne grande púb...
Ação conjunta prende casal por tráfico de drogas em Capela
Ação conjunta prende foragido por homicídio na zona rural de...
Polícia Militar prende suspeito ao tentar aplicar golpe do f...
HPV: Brasil se aproxima da meta de vacinação contra o vírus