Ronney Marcos foi o primeiro professor da rede pública estadual de Sergipe em 2024 a ser selecionado para participar da Academia de Inovação na sede do Google, em São Paulo
O professor Ronney Marcos Santos, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, foi o único educador da rede pública estadual de ensino a participar do Google Certified Innovator Program em 2024. No Brasil, os educadores selecionados participaram da Academia de Inovação na sede do Google, em São Paulo, nos dias 18, 19 e 20 de julho. Ronney Marcos apresentou um projeto sobre educação midiática, que visa a combater a desinformação nas redes sociais e foi certificado como ‘Innovator’.
“Ser selecionado como professor da rede pública de Sergipe para o Programa Inovador Certificado pelo Google for Education não é apenas uma conquista pessoal, mas também a representação de um compromisso coletivo com a transformação da educação pública em nosso estado”, pontuou o professor Ronney Marcos.
Para conseguir chegar ao certificado de educador inovador, o professor de Língua Portuguesa Ronney Marcos precisou passar por algumas etapas no processo de seleção. Uma delas foi a criação de um projeto inovador na educação. “Ao receber a aprovação, foi uma mistura de sensações. Alegria por ser escolhido para um programa tão prestigiado, emoção por novas oportunidades de aprendizado e gratidão à equipe do Google for Education por essa oportunidade única”, explica o professor.
Com o projeto que visa a combater a desinformação nas redes sociais, o professor foi selecionado para a Academia de Inovação. Nos três dias em que esteve presente no evento, ele desenvolveu a metodologia de Design Sprint dividida em cinco etapas: o entendimento e definição do problema; ideação; seleção; prototipagem e teste. Agora ele segue para a próxima etapa, na qual será mentorado até o fim de 2025 para o desenvolvimento do projeto.
O professor Ronney entrará na fase prática, ao iniciar o desenvolvimento de seu projeto no Centro de Excelência Atheneu Sergipense com os alunos e professores, mas futuramente deseja expandi-lo a outras escolas, a fim de que possam ter acesso às ferramentas que ajudem a enfrentar a desinformação e promoção da educação midiática entre toda a comunidade escolar.
“A minha ideia é torná-los multiplicadores de educação midiática e de combate à desinformação, trabalhando ao longo deste ano o aperfeiçoamento do projeto com a mentoria para que, no próximo ano, a gente chegue com esse produto final para ser apresentado à comunidade escolar”, completa o professor.
Sobre a Academia de Inovação do Google
A Academia Innovador do Google é uma iniciativa educacional projetada para capacitar educadores com ferramentas e metodologias modernas para melhorar o ensino. Seu foco é promover a inovação na educação, oferecendo treinamentos, workshops e recursos para ajudar professores a incorporarem tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas por meio de uma abordagem prática e colaborativa, buscando transformar a experiência de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades digitais e a criação de ambientes de aprendizado mais envolventes e eficazes.
“A aprovação trouxe comigo o senso de responsabilidade, porque, ao me tornar um Innovator, eu passo a assumir o compromisso de usar as habilidades e conhecimentos adquiridos no programa para causar um impacto positivo na vida de meus alunos e na comunidade acadêmica na totalidade. Foi uma oportunidade para me tornar um agente de mudanças, a fim de inspirar outros educadores e fazer a diferença no futuro da educação”, finaliza o professor Ronney Marcos.
ASN