Pular para o conteúdo

Rastreamento Total: mapa age rápido Para destruir ovos de granja com Gripe Aviária em 3 Estados

Compartilhe

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) agiu prontamente após a confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. A pasta informou ter rastreado a totalidade dos ovos para incubação que foram fornecidos por essa granja. O destino desses materiais eram incubatórios localizados em Minas Gerais, Paraná e no próprio Rio Grande do Sul, demonstrando a abrangência da medida de controle.

Seguindo rigorosamente o plano de contingência estabelecido para casos de influenza aviária e doença de Newcastle, o Ministério determinou a imediata adoção de medidas de saneamento, com a destruição desses ovos como uma das principais ações preventivas. No sábado (17), o governo de Minas Gerais já havia anunciado o descarte de 450 toneladas de ovos fecundados e outros materiais relacionados, reforçando o compromisso com a biosseguridade do setor.

Apesar de o Mapa ressaltar que não há confirmação de contaminação nos ovos rastreados, a medida de destruição é considerada crucial para manter o controle sanitário e evitar a disseminação da doença, garantindo a proteção da avicultura nacional. A pasta também reiterou que o consumo de carne de frango e ovos permanece seguro, pois a doença não é transmitida por meio desses alimentos.

Ultimas notícias

Joe Biden, 82, diagnosticado com Câncer de Próstata Agressiv...
Integrante do PCC preso na Bolívia é levado para presídio em...
Mundial de Clubes pode ter Cristiano Ronaldo no Flamengo? En...
Retrô x Itabaiana: onde assistir, escalões e horário.
América de Propriá, Falcon, Guarany e Sergipe vencem na 7ª r...
Luto no Rap Mundial: Werenoi, promessa da nova geração, morr...