A Rússia lançou neste domingo (18) o que a Ucrânia descreve como seu maior ataque de drones desde o início da guerra, atingindo diversas áreas e matando pelo menos uma mulher. O ataque ocorreu na véspera de uma reunião telefônica agendada entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir uma proposta de cessar-fogo.
O serviço de inteligência ucraniano também expressou a crença de que Moscou planejava disparar um míssil balístico intercontinental ainda neste domingo, em uma possível demonstração de força para intimidar o Ocidente. Até o momento, não houve uma resposta oficial de Moscou às acusações ucranianas.
Enquanto isso, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, empenhado em fortalecer os laços com Washington após um encontro menos favorável na Casa Branca em fevereiro, reuniu-se em Roma com o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio. O encontro ocorreu à margem da posse do Papa Leão e, segundo a mídia ucraniana, durou cerca de 40 minutos.