Saúde orienta sobre os cuidados para se proteger durante o período de altas temperaturas

Compartilhe

Medidas como ingerir líquidos regularmente e usar protetor solar, chapéus, óculos escuros e roupas leves são fundamentais

Nos últimos dias, Sergipe tem registrado temperaturas máximas variando entre 30°C e 38°C, com mínimas entre 26°C e 27°C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Neste sentido, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da  Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental, vinculada à Coordenação Estadual de Vigilância Sanitária, orienta sobre a necessidade de medidas preventivas para minimizar os impactos das altas temperaturas. 

O calor excessivo pode sobrecarregar os sistemas cardiovascular, respiratório e urinário, além de agravar doenças pré-existentes. Os problemas mais comuns incluem desidratação, insolação, queimaduras solares e exaustão térmica. Entre os sintomas de alerta estão pele quente, seca e vermelha; pulsação rápida; náusea; cãibras; perda de consciência; dor de cabeça; irritabilidade, associados à insolação. As queimaduras solares causam vermelhidão, inchaço ou dor na pele após a exposição ao sol. Já a exaustão térmica provoca transpiração intensa, fraqueza, tonturas, desmaios, náuseas, dor de cabeça e cãibras musculares. 

Para enfrentar o calor, o gerente da Vigilância em Saúde Ambiental, Alexandro Bueno, orienta a população sobre adoção de medidas como ingerir líquidos regularmente, mesmo sem sentir sede, preferindo água e sucos naturais. “É importante ainda o uso de protetor solar, chapéus, óculos escuros e roupas leves, além de evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, buscando locais sombreados e evitando atividades físicas intensas nesses horários. É importante também atenção especial a grupos vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas”, destacou

O gerente da Vigilância em Saúde Ambiental também reforça que as equipes de saúde estão sendo orientadas para atender possíveis quadros nos municípios. Em caso de sintomas relacionados ao calor, a população deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Foto: Flávia Pacheco

Ultimas notícias

Confira as previsões para seu signo com o horóscopo do dia 1...
Aprovados em concurso de Porto da Folha denunciam criação de...
Incêndio criminoso destrói veículos da Prefeitura de Poço Ve...
Família sergipana morre em grave acidente na Bahia, motorist...
FSF lamenta falecimento do jovem, Carlos Alexandre e decreta...
Caminhão tomba e deixa uma vítima fatal na SE-282, em Estânc...