Secretaria da Saúde evidencia importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço à população

Compartilhe

Em ação alusiva ao Julho Verde, a população realizou ultrassom de rastreio cervical pela Carreta do Homem, bioimpedância e aula funcional no Parque da Sementeira

Seguindo as ações voltadas para a Campanha Julho Verde, que tem como foco a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto a Unidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço de Sergipe (UnicapSE), que atua no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), realizou neste sábado, 13, no Parque da Sementeira, diversas atividades de promoção à saúde para toda a população.

Na ocasião, a Carreta do Homem esteve presente com a realização da triagem e ultrassonografia cervical, além de orientações sobre prevenção e fatores de risco, assim como oferta de bioimpedância, distribuição de brindes e uma aula funcional para incentivar a prática da atividade física.

O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, destacou, durante o evento, a importância da campanha Julho Verde. “Mais uma ação que podemos reforçar a prevenção com relação às patologias de cabeça e pescoço, voltada principalmente ao câncer. Sabemos que é uma doença que tem uma evolução muito rápida e todo cuidado é fundamental nesse momento. Contamos com uma equipe completa e fortalecida para tratar da saúde sergipana e evidenciando mais uma vez o compromisso do Governo do Estado com a saúde”, destacou o secretário. 

A ação se mostra extremamente importante visto os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), que estimam 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço por ano no Brasil até 2025, evidenciando a necessidade da prevenção. Entre algumas medidas que devem ser adotadas está o hábito da alimentação saudável, prática de atividades físicas regularmente, higiene bucal em dia, usar protetor solar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

De acordo com o médico e  responsável técnico da Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Huse, Pedro Bittencourt, a ação teve como intuito mostrar para os pacientes a importância do diagnóstico precoce. “A equipe como um todo explicou os sinais e sintomas que podem ser detectados e quando encontrados, deve ser resolvido o quanto antes. Tivemos a ultrassom cervical de rastreio para a identificação de nódulos suspeitos e a partir desse momento, o paciente é encaminhado para o Huse para um ultrassom mais específico, onde lá será analisado todas as condutas, como se o caso será cirúrgico ou não”, explicou o médico.

Participação da população

O evento como um todo foi um sucesso e garantiu a participação da população em todas as atividades presentes, como é o caso da dona de casa Erleide Maria, de 60 anos, que contou que sente algumas dores na cabeça e por isso decidiu comparecer à ação. 

“Sinto algumas dores na cabeça e no pescoço e assim que soube desta ação, decidi vir o mais rápido possível para verificar se o meu caso é mais sério. Saúde nunca é demais e essa foi uma oportunidade de saber se estou com ela em dia e se caso não, tratar o mais rápido possível”, relatou.

Quem também marcou presença foi o aposentado Ramilton Simões, de 65 anos. “É essencial a ação contra o câncer de cabeça e pescoço. Inclusive, tenho uma irmã que já fez duas cirurgias na cabeça e sei da importância do diagnóstico precoce, por isso decidi vir também”, contou.

Ultimas notícias

Ação conjunta prende casal por tráfico de drogas em Capela
Ação conjunta prende foragido por homicídio na zona rural de...
Polícia Militar prende suspeito ao tentar aplicar golpe do f...
HPV: Brasil se aproxima da meta de vacinação contra o vírus
Confira o abre e fecha do feriado de Nossa Senhora da Concei...
Missas e procissão marcam celebrações da padroeira de Aracaj...