Doenças cardiológicas são as que mais matam no mundo, e é necessário ter máximo cuidado
Neste mês de setembro, as ações de conscientização também estão voltadas para a prevenção das doenças cardiovasculares. Em razão da campanha ‘Setembro Vermelho’, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a necessidade de cuidar da saúde cardiológica, especialmente a fim de se prevenir contra as doenças relacionadas ao coração e reduzir os fatores de risco.
A prevenção é uma das medidas fundamentais, visto que doenças cardiológicas são as que mais matam no mundo, estando à frente do câncer e das ocorrências traumáticas. E a maior parte das mortes pode ser evitada com práticas preventivas e tratamento adequado.
De acordo com o cardiologista do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), Renato Mesquita, a principal prevenção é a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia. “A doença cardiovascular está muito associada com a qualidade de vida e pode se desenvolver ao longo do tempo. Por isso é muito importante que as pessoas tenham o sono regular, alimentação saudável e a prática de exercícios físicos para evitar o aparecimento da doença”, explicou o médico.
Outro ponto importante a ser destacado são os fatores de risco para as doenças cardiológicas, como tabagismo, hipertensão, obesidade, sedentarismo, diabetes e colesterol alto. “O paciente deve procurar um serviço de saúde caso haja suspeita de algum fator de risco, visto que alguns são assintomáticos na maioria dos casos”, salientou o cardiologista.
Serviço de Telecardiologia
No que se refere a atendimento imediato, o serviço de Telecardiologia do Serviço do Samu 192 Sergipe tem sido muito efetivo na saúde dos sergipanos. Mais de 5 mil pessoas foram atendidas desde o início da implantação do serviço, evidenciando a importância de um tratamento qualificado. Quanto mais rápido o atendimento, menos sequelas e complicações no coração o paciente terá.
O serviço de Telecardiologia conta com cardiologista de plantão que atua no regime de 24h, sete dias da semana. O médico realiza o eletrocardiograma (ECG) e encaminha à Central de Regulação. Caso seja identificado o infarto, o Samu 192 Sergipe direciona a ambulância com o médico mais próximo do paciente.
Unidade cardiovascular
Com o intuito de otimizar os processos assistenciais, o Huse é referência nos atendimentos a pacientes cardiovasculares. A unidade cardiovascular (UCV) é referência a pacientes críticos cardiovasculares, contando com uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de enfermagem, fisioterapia, nutrição, entre outras.