SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE PROMOVE CURSO PARA FORTALECIMENTO DA ASSISTÊNCIA NO PRÉ-NATAL DE RISCO HABITUAL E DE ALTO RISCO

O encontro serviu para aprimorar os conhecimentos técnicos dos profissionais de saúde, bem como garantir uma assistência qualificada às mulheres

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps), realizou nesta quarta-feira, 4, o curso de Pré-Natal de Risco Habitual e Alto Risco a fim de fortalecer a assistência à mulher. A ação teve o intuito de capacitar os profissionais de saúde para garantir uma assistência qualificada. 

 O curso abordou o panorama estadual da mortalidade materna, consulta de pré-natal de risco habitual e suas práticas voltadas à Atenção Primária à Saúde, bem como a interpretação dos resultados de exames e tomada de conduta na APS e o funcionamento do pré-natal de alto risco no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism). 

 De acordo com a referência técnica da saúde da mulher da Daps, Elline Alves, o curso teve o intuito de aprimorar os conhecimentos dos profissionais que fazem parte da assistência à gestante. “É muito importante que os profissionais estejam com suas técnicas aprimoradas para melhorar os indicadores e reforçar ainda mais a assistência que as mulheres merecem. Então, trouxemos médicos, enfermeiros, estudantes e profissionais da assistência especializada para que ampliem seu conhecimento”, explicou Elline. 

 Panorama estadual

 Na ocasião, foi evidenciado a importância do acompanhamento durante o pré-natal para a prevenção da mortalidade por causas evitáveis. “Traçamos um perfil epidemiológico dos últimos dez anos com o lançamento de um boletim informativo a ser divulgado nos municípios sergipanos. Apresentamos esses dados para que entendam qual o perfil da mortalidade materna e os mecanismos de prevenção ainda no pré-natal”, destacou a palestrante Ana Lira. 

 Profissionais atualizados

 A capacitação teve o intuito de aperfeiçoar o conhecimento dos profissionais e contou com a presença de estudantes, enfermeiros e médicos da Rede Estadual da Saúde. Uma delas foi a enfermeira e responsável técnica da saúde da mulher do município de Aracaju, Isabela França, que destacou o momento como necessário para fortalecer a Atenção Básica. “O evento foi fundamental para que possamos melhorar ainda mais o cuidado com essas mulheres durante a realização do seu pré-natal habitual e principalmente aquelas de alto risco que precisam de uma atenção especial”, disse. 

 Serviço à mulher

 O Caism é um serviço voltado exclusivamente ao público feminino. A unidade fornece exames diagnósticos para comprovar ou afastar a possibilidade de câncer de mama e de colo de útero. Além disso, o centro também é referência na inserção do Dispositivo Intrauterino Ginecológico (DIU) e assistência ao pré-natal de alto risco. 

 As gestantes classificadas como sendo de alto risco têm acesso a uma equipe multidisciplinar composta por médicos obstetras, endocrinologista, cardiologista, nutricionista, psicólogo, enfermeiro obstetra e assistente social para fazer um acompanhamento especializado e qualificado.

SES

Acompanhe também o 93 Notícias nos seguintes canais: WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok, X Antigo, Twitter e YouTube.