Pular para o conteúdo

Segurança: saiba como reforçar a proteção da sua residência

Compartilhe

Uma demanda que não para de crescer, itens de segurança para casas e apartamentos procuram suprir uma lacuna muito sensível aos brasileiros

A segurança é um dos pontos mais sensíveis dos brasileiros. Pesquisa realizada pela Genial/Quaest mostra que a violência é apontada por 29% dos entrevistados como sendo hoje o maior problema do país, e esse número vem crescendo. Em 2023, apenas 10% dos entrevistados apontavam para o problema como sendo o maior do Brasil.

Desta forma, cada vez mais, as pessoas recorrem a métodos para garantir a própria proteção, principalmente dentro do lar. Afinal, é onde estão as maiores preciosidades de alguém: seus bens e sua família. Logo, investir em segurança para casa é muito importante, principalmente nos grandes centros urbanos, onde os roubos e as invasões são mais comuns.

Dicas para aprimorar a segurança

Algumas medidas são importantes nesse sentido. Uma delas é garantir a boa iluminação da residência. Casas escuras encorajam a ação de criminosos. Uma fachada iluminada intimida e dá segurança para o morador chegar em casa à noite, por exemplo. O sistema pode também ser automatizado, com sensores de presença, acendendo as luzes somente quando alguém entra no perímetro ou mesmo por acionamento remoto.

Já em casas com muros mais baixos ou que apresentem alguma vulnerabilidade, instalar cercas elétricas pode aumentar a segurança. Embora sejam muito mais comuns em condomínios, podem ser uma solução interessante para quem não quer mudar a fachada da casa, levantando muros ou algo que o valha.

Grades nas janelas e vidros fortes, como os vidros temperados, são uma boa opção para garantir segurança em um dos pontos mais vulneráveis das casas. Hoje é possível ainda contar com sensores que detectam se as janelas ou mesmo as portas foram abertas, avisando o morador e também emitindo alarme sonoro.


Tecnologia como aliada na segurança do lar

As soluções tecnológicas têm sido cada vez mais adotadas. Uma delas, ainda que bastante simples, é a instalação de câmeras de vídeo. Podendo ser monitoradas pelo próprio morador, via aplicativo ou por uma central, são capazes de registrar a movimentação externa e também interna da residência. Algumas possuem funções inteligentes, como detectar e acompanhar movimentos, por exemplo.

Outra solução tecnológica interessante é a instalação de portões automáticos. Podendo ser acionados a uma certa distância, tornam a entrada e a saída com o carro muito mais rápidas, diminuindo a exposição do morador. Quanto à saída e à entrada pelo portão social, a instalação de uma porta ou um portão reforçado e com fechaduras digitais aumenta a segurança dos moradores.

Por fim, optar por alarmes para casa é também uma ótima forma de conseguir a sensação de tranquilidade. Cada vez mais equipadas, algumas marcas possuem chaves inteligentes que fazem o bloqueio ou o desbloqueio do alarme, monitoramento e acionamento, por meio de aplicativo, além de funções que acionam polícia, bombeiros e ambulância, a depender do caso. E, com todos esses auxílios, a segurança é praticamente certa.

Créditos: AlexRaths/iStock

Ultimas notícias

Horóscopo do dia: previsão de hoje 06/04/2025 para seu signo
Jaguar Land Rover suspende envio de carros ao EUA devido a t...
FSF repudia informações falsas e desmente aumento salarial
VÍDEO: Avião pousa em meio ao trânsito na BR-101
STF determina volta do pagamento de salário a PM preso por m...
Lulinha, da dupla Iguinho e Lulinha, sofre acidente de carro