Senador Laércio Oliveira é considerado um dos Cabeças do Congresso pela 8ª vez

Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, o Diap a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações

O senador Laércio Oliveira (PP/SE) foi considerado pela 8ª vez um dos cabeças do Congresso Nacional, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Segundo a entidade, “os cabeças são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas”, informa o Diap. 
 
Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, o Diap a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Segundo a entidade, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo. Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 62 são deputados e 38 são senadores.
 
Articulador

Laércio Oliveira foi classificado pela primeira vez na categoria de articulador. Segundo o Diap, “são parlamentares com excelente trânsito nas diversas correntespolíticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso. Muitos desses exercem poder invisível entre os colegas de bancada, sem aparecer na imprensa ou nos debates de plenários e comissões”, informou.

O Diap observa, ainda, que eles são interlocutores dos líderes de opinião, encarregam-se de difundir e sustentar as decisões ou intenções dos formadores de opinião, formando massa de apoio à iniciativa dos dirigentes dos grupos políticos a que
pertencem. Normalmente, têm livre acesso aos bastidores, ao poder institucional e alto grau de fidelidade às diretrizes partidárias ou ideológicas do grupo político que integram. Possuem faro e instinto político e capacidade de síntese.

Por Assessoria

Foto: Agência Senado

REDES SOCIAIS

Mais Lidas

CATEGORIAS

Notícias Relacionadas