Sergipe celebra o Dia da Consciência Negra com reinauguração do Museu Afro-Brasileiro e vasta programação cultural em Laranjeiras

Compartilhe

Atividades especiais incluem shows, roda de conversa e premiação de concurso estudantil

Neste 20 de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), promove uma série de atividades culturais em Laranjeiras. O ponto alto da celebração será a reinauguração do Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, marcada para as 18h, após um processo de revitalização do espaço histórico.

Inaugurado em 1976, o museu desempenha um papel essencial na preservação da história afro-laranjeirense e está localizado em um sobrado do século XIX que pertencia à família Brandão. O acervo inclui vestimentas, utensílios e objetos de valor histórico da época da escravidão, bem como instrumentos de castigo que simbolizam a resistência e as adversidades enfrentadas pelos afrodescendentes durante o período colonial.

Apresentações e atividades culturais

A cerimônia de reinauguração contará com apresentações dos grupos Populart e Maculelê de Laranjeiras, além de um show do cantor Vitor Santana. Um dos momentos especiais será a premiação do Concurso Poesia Negra Estudantil, que incentiva jovens a explorarem e expressarem sua identidade por meio da arte.

As comemorações começam ainda pela manhã com uma roda de conversa no Centro de Criatividade, situado próximo à Maloca, reconhecida como o primeiro quilombo urbano de Sergipe e o segundo do Brasil. Este local é um Patrimônio Cultural Imaterial de Aracaju.

Discussões sobre ancestralidade e igualdade racial

Mediada por Grazzy Coutinho, a roda de conversa abordará temas como ancestralidade, igualdade racial e empreendedorismo. Participarão da discussão importantes figuras da comunidade negra de Sergipe, como Severo D’Acelino, Rosália Costa e Carlos Henrique (Niquiba).

O evento simboliza a luta permanente pela valorização da cultura afro-brasileira e o reconhecimento das contribuições dos negros à sociedade. As atividades reforçam a importância da história e da herança afro-brasileira, promovendo reflexão e celebração das raízes culturais de Sergipe.

Com informações do Governo de Sergipe

Ultimas notícias

Horóscopo do dia 26 de dezembro de 2024: Confira as previsõe...
André Moura e Alessandro podem ser os senadores da base gove...
Família come bolo e três pessoas morrem; duas estão hospital...
Calendário de pagamentos do Bolsa Família 2025 é divulgado
Maria Cecília e Theo são os nomes mais registrados em Sergip...
Carro bate em muro de casa em Aracaju; duas pessoas ficam fe...