Sergipe contribui para debates sobre o futuro habitacional com foco em inclusão social e inovação

Compartilhe

O presidente da Associação dos Dirigentes das Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe (ADEMI-SE), Evislan Souza, participou do CBIC

Nessa última segunda-feira, 18, Sergipe foi destaque em evento que reuniu lideranças do setor habitacional para discutir soluções e estratégias que garantam avanços no programa Minha Casa Minha Vida e na geração de emprego e renda no Brasil.

Durante o 1º Seminário Diálogos de Habitação, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em Natal, no Rio Grande do Norte, o presidente da Associação dos Dirigentes das Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe (ADEMI-SE), Evislan Souza, apresentou o painel “Minha Casa, Minha Vida Cidades e Emendas”.

Na oportunidade, ele destacou a construção do Residencial Nossa Casa Socorro como exemplo de inovação e impacto social. Oriundo de uma parceria entre o governo, setor privado e parlamentares, através do MCMV Cidades-Emendas, o residencial irá contribuir para a redução do déficit habitacional no município da Região Metropolitana.

“Lá em Sergipe, auxiliamos o município de Nossa Senhora de Socorro. Tem quase 200 mil famílias lá e nós fizemos um bairro planejado, com uma proposta de 2 mil unidades e uma parceria com o município. Depois que estava tudo redondo, o prefeito, junto com a Agência de Desenvolvimento do Estado, foi até a bancada federal para garantir a rubrica orçamentária”, explicou. 

Através do Minha Casa, Minha Vida Cidades-Emenda, parlamentares podem destinar recursos para facilitar o acesso ao crédito para famílias que desejam comprar uma casa. 

Com base nesse formato, Evislan reforçou o papel de Sergipe como referência nacional no uso de emendas no MCMV. Além de compartilhar casos de sucesso, ele apresentou propostas práticas para replicar o projeto realizado em Socorro para outras regiões.

“A gente criaria capacitações técnicas para os municípios menores, mostrando esses projetos, esses cases, como o do Amapá, de Sergipe e de Pernambuco. A gente faria uma padronização, como Sergipe fez, orientando os municípios a criarem suas legislações municipais”, completou o presidente da ADEMI-SE.

Sobre o seminário

O evento, promovido pela CBIC, em parceria com Sinduscon-RN e Sinduscon Mossoró, é um marco no setor habitacional. Além de debater estratégias para o futuro da habitação, ele busca fomentar parcerias e estimular o desenvolvimento econômico regional e nacional, integrando habitação, planejamento urbano e infraestrutura.

O evento abordou temas como a sustentabilidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a importância das parcerias público-privadas e o fortalecimento das políticas de habitação para atender as populações mais vulneráveis.

Ultimas notícias

Morre ator Ney Latorraca aos 80 anos
Caminhão capota na SE-179, em Lagarto; duas pessoas são soco...
Energisa alerta sobre perigos das ligações clandestinas e or...
Presidente Lula está proibido de usar viagra e realizar ativ...
Radialista Dantas Mendes morre aos 67 anos em Aracaju
Adolescente é apreendido por envolvimento em duplo homicídio...