A Secretaria de Saúde de Aracaju confirmou, nesta sexta-feira (9), o primeiro óbito por Chikungunya registrado em Sergipe neste ano. A vítima é uma mulher de 39 anos, residente em Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju, que possuía comorbidade de doença autoimune.
De acordo com a secretaria, a paciente estava internada no Hospital Universitário desde o dia 3 de abril, onde recebia tratamento para a doença. A confirmação da causa da morte como Chikungunya eleva o alerta para a circulação do vírus no estado.
Este é o primeiro óbito por Chikungunya em Sergipe em 2025. O estado já havia registrado, neste ano, duas mortes em decorrência da dengue, sendo a primeira em janeiro. A ocorrência de mortes por ambas as arboviroses reforça a importância das medidas de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A Secretaria de Saúde de Aracaju e a Secretaria de Estado da Saúde devem intensificar as ações de combate ao mosquito e de orientação à população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação das doenças.