Pular para o conteúdo

Sergipe segue com previsão de chuvas moderadas a intensas até terça-feira, 6

Compartilhe

Acumulado de chuvas pode ultrapassar 50 mm ou 100 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 80 km/h, a depender da região

O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), emitiu um novo aviso meteorológico com probabilidade de chuvas moderadas a intensas e possibilidade de trovoadas e descargas elétricas. De acordo com a análise, a instabilidade termodinâmica no estado pode se estender deste domingo, 4, até a próxima terça-feira, 6. Neste período, o acumulado de chuvas pode ultrapassar 50 mm ou 100 mm/dia, e os ventos intensos podem variar de 40 a 80 km/h, a depender da região.

Na última quinta-feira, 1º, a Semac já havia informado à população sergipana sobre a possibilidade de incidência de fortes chuvas. A Defesa Civil Estadual está com alerta emitido, vigente de 2 a 5 de maio. Até a manhã do último sábado, 3, os pluviômetros registraram municípios com acumulados elevados, como 144mm em Estância e 46mm em São Cristóvão.

A meteorologista da Semac, Wanda Tathyana, ressaltou que durante o período do aviso, o acumulado pode ultrapassar 250mm em alguns municípios. “A frente estacionária continua atuando e favorece a chegada de instabilidades termodinâmicas em Sergipe, por conta da canalização do fluxo de umidade nos baixos níveis da atmosfera, facilitando o transporte de nuvens convectivas para o estado. Como também, devido ao intenso aquecimento e umidade do oceano Atlântico adjacente. A atmosfera está apresentando umidade e, juntamente com as elevadas temperaturas, provoca possibilidade de manutenção e desenvolvimento de nuvens de grande desenvolvimento vertical”, detalhou.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas segue monitorando as condições, e reforça que a ocorrência de chuvas pode gerar acumulados expressivos para o estado. Tal cenário gera riscos em rodovias, alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de pequenos córregos e riachos, além dos principais rios e lagoas.

Foto: Arthuro Paganini

Ultimas notícias

Estácio promove ação de saúde no Dia Nacional do Uso Raciona...
Rock Sertão 2025: Festival volta às suas origens e reafirma ...
Congresso: transformação do destino através da gastronomia
Artistas sergipanos ganham destaque em live de Wesley Safadã...
Papamóvel será transformado em unidade de saúde para criança...
Prefeita Emília Corrêa anuncia Elaine Oliveira como secretár...